A arte urbana abre espaço para sua primeira exposição em Natal

25 de março de 2013

Notícia publicada no portal No Ar:

Para comemorar o dia do Graffiti acontecerá nesta próxima quarta-feira, a partir das 19h, abertura do 1º Graffiti Expo Natal. Será uma coletiva com 16 artistas da cidade na galeria da Fundação Cultural Capitania das Artes. O evento será aberto ao público e as obras permanecerão em exposição até o dia 12 de abril.

Foto: renatabatata.wordpress.com

Foto: renatabatata.wordpress.com

Em exposição estarão quadros, telas, maderites, fotos e intervenções livres com sprays, tintas, estêncil, areografia entre outros materiais característicos da arte urbana. E além dos artistas, também a participação do Barraco de Tinta, com camisetas e outros objetos.

Na abertura, pocket-show de hip-hop com Lili Bélica, Cabocas MC´s e rappers convidados; dança de rua com B.Boys e B.Girls; entrega de certificados e Kit com sprays para cada um dos participantes; além de homenagem póstuma ao jovem graffiteiro Ivan Cláudio, o Cavan, que faleceu em 8 de maio de 2010.

“Cavan deixou grande lacuna no Graffiti Potiguar e uma saudade que dura até hoje em todos os amigos que acompanhavam e apoiavam sua arte e sua evolução nas letras e personagens que criava com dedicação e paixão. Ele será sempre lembrado entre nós como exemplo, um grafiteiro esforçado que ultrapassava seus próprios limites em nome do seu amor à Arte Urbana”, enaltece Doce, graffiteira amiga de Cavan.

Segundo o produtor Marcelo Veni, a ideia original da Expo é do também produtor Ricardo Nelson, do Bardallos Comida e Arte.

“Ele pensa nisso desde o ano passado. Mas este ano coincidiu com a realização da exposição A Grande Ceia, no Bardallos. Então levei a ideia à Funcarte, e Flávio Freitas (gerente do Departamento de Artes Integradas) e ele aceitou de pronto”, conta Veni.

A arte de Marcos Andruchak exposta no prédio do Departamento de Artes da UFRN. (Foto: commons.wikimedia.org)

A arte de Marcos Andruchak exposta no prédio do Departamento de Artes da UFRN. (Foto: commons.wikimedia.org)

Artistas participantes:

1- Andruchak
2- Bia Rocha
3- Bones
4- Bruno Otávio
5- Bruno Haddes
6- C.M CHiV@
7- Daniel Nec
8- Doce
9- FB
10- Felix ERS
11- Pardal
12- Pedro Ivo
13- POK
14- Raom Benarez
15- Rodrigo Fernandes
16- TôLigadoBoe

SAIBA MAIS

O Dia do Graffiti é celebrado em 27 de março, uma homenagem ao artista italiano Alex Vallauri, que morreu no dia 27 de março de 1987, vítima do HIV. Ele é o pioneiro nesta arte no Brasil, quando chegou com sua família na década de 1960 em São Paulo e mostrou seu trabalho em espaços públicos.

O graffiti chegou em São Paulo na década de 1970 com poesias escritas em muros. Depois se criou o stencil art, técnica utilizada em aplicar desenhos em moldes. Logo essa arte ganhou adeptos e em 1980 grafiteiros foram chamados para fazer intervenções na cidade e expor seus trabalhos. Na década de 1990, com o movimento Hip Hop, a arte ampliou sua presença nas periferias.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.