Aeroporto Augusto Severo será transformado em centro de treinamento da aeronáutica

3 de julho de 2014

Notícia publicada no Novo Jornal:

O Aeroporto Internacional Augusto Severo será transformado em um Centro de Treinamento Operacional (CTO) da Aeronáutica. Com isso, a Força Aérea Brasileira frustra as expectativas de diversas entidades do Rio Grande do Norte, incluindo o próprio Governo do Estado, de reaproveitar a área do terminal de passageiros – formada em 2011, a um custo de R$ 16,4 milhões, com recursos federais. “Desta forma, a Base Aérea de Natal (BANT) reforçará a vocação de preparar pilotos para o emprego operacional, concentrando no CTO não só a especialização de todos os pilotos da FAB – já realizada na BANT – mas também diversos cursos de capacitação que os militares realizam durante a carreira”, diz a nota oficial divulgada pela FAB. 

Até à divulgação desta nota, porém, o conselho deliberativo do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae/RN), composto pelos dirigentes da Federação do Comércio de Bens e Serviços (Fecomércio) e Federação das Indústrias (Fiern), tinha projetos, junto ao Poder Executivo estadual, para a utilização pública da estrutura desativada com a inauguração do aeroporto internacional Aluizio Alves, em São Gonçalo. As entidades empresariais sugeriram, por exemplo, a instalação de um complexo multicultural ou um terminal rodoviário de passageiros no antigo terminal de Parnamirim. Está em curso, inclusive, uma consultoria para avaliar o potencial econômico da área em questão, cujos resultados serão divulgados no fim desse mês.  

Foto: Eduardo Maia/NJ

Foto: Eduardo Maia/NJ

Enquanto aguardam a conclusão dos serviços de consultoria, as instituições haviam encaminhado ofícios à governadora Rosalba Ciarlini; ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves; e ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, solicitando esforços para evitar a devolução do terreno onde fica o terminal para a Força Aérea Brasileira (FAB). Oficialmente, o terreno do antigo terminal pertence à Aeronáutica – inclusive, uma das possibilidades que chegou ao Governo do Estado, através de conversas informais, seria a instalação de uma sede do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) no local. A informação, porém, foi desmentida pela reitoria do ITA e pelo comando da Força Aérea em Natal, através de suas respectivas assessorias de imprensa.

Quanto aos ofícios, as assessorias de comunicação dos órgãos acionados não confirmaram o recebimento da documentação. Os dirigentes do Sebrae, Fecomercio e Fiern, porém, encontraram receptividade do presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Alves, que antes mesmo de receber o documento, e às vésperas da desativação do terminal, fez um apelo pessoal ao ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, no sentido de realizar audiências públicas e consultar o posicionamento da sociedade civil sobre o futuro da estrutura, antes de formalizar a devolução à FAB.  

No entanto, segundo informou a SAC, o processo para que seja invalidada a homologação do acordo entre o órgão e a Aeronáutica já está sendo concluído, ou seja, a pasta não tem mais poderes para decidir sobre a matéria em questão. Conforme relatado pelo setor de comunicação da Secretaria, a expectativa é que o terminal seja integralmente devolvido à FAB assim que os trâmites forem concluídos, o que deve acontecer em aproximadamente duas semanas – antes, portanto, do prazo divulgado inicialmente pela Infraero (31/07). Ainda de acordo com a SAC, apenas a Força Aérea poderia decidir sobre o futuro do terminal de passageiros de Parnamirim.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.