Bilhetagem unificada será avaliada em estudo da Prefeitura de Natal

9 de agosto de 2013

Notícia publicada no portal G1 RN:

A bilhetagem eletrônica unificada foi o tema central da reunião entre o prefeito Carlos Eduardo Alves e o Sindicato dos Transportes Opcionais e Alternativos do Rio Grande do Norte (Sitoparn) nesta quinta-feira (8) no Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura de Natal. Ficou acordado que a Procuradoria Geral do Município fará um estudo jurídico sobre a implantação do sistema para definir a posição do Executivo Municipal. Uma nova discussão está marcada para a próxima segunda-feira (12).

“O prefeito já sinalizou com a possibilidade de atender algumas demandas da categoria. Recebemos a pauta de reivindicações, que vamos analisar e verificar a compatibilidade com as disposições legais”, afirma o procurador geral do Município, Carlos Castim. No encontro de segunda será apresentado o estudo sobre a viabilidade de implantar a bilhetagem unificada antes da licitação.

Prefeito Carlos Eduardo se reuniu com permissionários do transporte alternativo de Natal (Foto: Marco Polo)

Prefeito Carlos Eduardo se reuniu com permissionários do transporte alternativo de Natal (Foto: Marco Polo)

 

Na avaliação do presidente do sindicato, Nivaldo Andrade, a unificação do cartão vai permitir que o passageiro possa escolher qual o tipo de transporte que quer utilizar na cidade. “Com certeza vamos melhorar o atendimento à população porque vamos aumentar a receita, botar carros novos com ar condicionado e elevador, como está dentro da planilha de custo. Deixaremos de ficar reféns do ônibus convencional, uma vez que 70% da nossa demanda fica prisioneira ao cartão do ônibus”, reforça.

O prefeito Carlos Eduardo aproveitou para exaltar o processo de licitação dos transportes coleitvos, que deverá ser votado pela Câmara Municipal após a realização de uma audiência pública organizada pelo Município. “Essa licitação terá transparência, lisura e participação. O nosso compromisso é com a população e a coletividade para remanejar um sistema que hoje não está agradando a ninguém”, disse o prefeito.

Protestos
A reunião desta quinta estava prevista para a semana passada, mas foi adiada a pedido da Prefeitura de Natal. Na ocasião os permissionários realizaram um protesto por causa do adiamento. “Disseram que o prefeito tem um compromisso familiar hoje e no início da semana vai viajar. A desculpa é sempre a mesma, que tem um compromisso maior”, afirmou na época José Pedro dos Santos, diretor de comunicação do Sitoparn, para quem o adiamento do encontro soou como desrespeito com a categoria, que ocupou o Palácio Felipe Camarão durante 33 horas na semana anterior.

Antes de serem recebidos pelo chefe do executivo municipal nesta quinta, os permissionários chegaram a liderar um movimento que resultou na obstrução do trânsito na Ponte de Igapó, na Ponte Newton Navarro e no bairro da Ribeira. À comissão que o aguardava no gabinete, o prefeito disse que só os receberia mediante a liberação do trânsito garantindo o direito de ir e vir da população. “Não havia necessidade de obstrução do trânsito. Sob pressão, a gente não trabalha. Enfim, houve diálogo, a gente conversou e chegamos a um consenso”, disse.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.