Notícia publicada no portal G1 RN:
Natal pode ter um grande avanço no sistema de monitoramento por câmeras de segurança. A expectativa é de que 302 delas sejam instaladas pelas ruas da cidade até junho do ano que vem. Atualmente a capital dispõe de 53, sendo 23 do Estado e 30 do Município. Os recursos para a compra e instalação dos novos equipamentos são dos governos Federal e Estadual, de três programas diferentes. Dos equipamentos esperados, 62 vão monitorar áreas do comércio; 40 são vinculados ao programa de combate ao crack e outras 200 estão previstas para a vigilância das vias próximas ao Arena das Dunas e pontos turísticos. Essas últimas estão no projeto para a segurança da Copa 2014, e devem ser implantadas pelo Governo do Estado com investimentos de R$ 5 milhões. Mas a fonte dos recursos ainda não está assegurada.
As primeiras 40 câmeras serão instaladas nos bairros de Felipe Camarão, zona Oeste, e Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte. O investimento vem do programa “Crack, é possível vencer”, do Governo Federal. A instalação está prevista para o mês de outubro. Outras 62 vão vigiar o comércio da capital. De acordo com o secretário de Segurança e Defesa Social do Estado (Sesed), Aldair da Rocha, a iniciativa foi tomada depois que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) reclamou dos constantes assaltos aos lojistas e clientes. “Fizemos um levantamento da estatística da Sesed e identificamos a necessidade desse monitoramento”, explicou Rocha.
As câmeras vêm do programa Brasil Mais Seguro, também do Governo Federal, e vão ficar nos bairros de Ponta Negra, Tirol, Alecrim, Cidade Alta, Petrópolis, Ribeira e Igapó. O major da Polícia Militar Emiliano Loiola, que está coordenando o projeto, disse que o levantamento para a escolha desses locais observou não somente a concentração de estabelecimentos comerciais, mas as possíveis rotas de fuga dos criminosos. “Como na avenida João Medeiros Filho, em Igapó, que será contemplada com várias câmeras”, exemplificou.
A dificuldade maior está nas 200 câmeras que precisam chegar a Natal até o início da Copa do Mundo, em junho de 2014. A compra dos equipamentos ficou a cargo do Governo do Estado, como contrapartida dos investimentos federais para a competição. O investimento está orçado em R$ 5 milhões, mas Aldair da Rocha adiantou que o Estado ainda não tem esse dinheiro. O projeto foi barateado porque o Executivo fará uma parceria com a UFRN, para a utilização da fibra ótica da Universidade. “Com o anel ótico pronto, os gastos vão ser com equipamentos e instalação, basicamente”, afirmou o major Emiliano. O Governo Federal exige que os esquipamentos sejam colocados nos lugares utilizados pelo evento e o major confirmou que os cabos óticos da UFRN estão justamente nesses locais.
Clique aqui para ver a publicação original
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.