Declaração de área livre de aftosa no RN incentivou exportação inédita de gado

22 de julho de 2014

Notícia publicada no portal No Ar:

Na quarta-feira (23), 140 bovinos da raça Guzerá serão exportados do Rio Grande do Norte para o Senegal, na África. Serão transportados 13 machos e 127 fêmeas para iniciar um trabalho de melhoramento genético no país africano. Essa será a primeira exportação de gado do Estado e da região Nordeste.

Para o titular da Secretaria do Estado de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Tarcísio Dantas, essa exportação deve-se ao reconhecimento do Rio Grande do Norte por ser área livre de febre aftosa. A mudança de status no estado aconteceu em setembro do ano passado.

“Essa exportação aconteceu porque somos um estado reconhecido como livre de febre aftosa e, a partir disso, essas operações serão mais frequentes. O Rio Grande do Norte entra definitivamente para o mercado internacional”, declarou Tarcísio Dantas.

Foto: ruralcentro.uol.com.br

Foto: ruralcentro.uol.com.br

O secretário da Sape reforçou que o essa exportação “abrirá uma nova janela de oportunidade de negócios” para os pecuaristas potiguares. Os animais da raça Guzerá são de grande porte e ideal para o corte.

Para realizar a operação no Aeroporto Internacional Governador Aluizio Alves, em São Gonçalo, está sendo montada uma estrutura para acomodar os animais que irão embarcar.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.