Notícia publicada no Portal TN Petróleo:
A Suzlon instalou duas de suas turbinas, modelo S95, pela primeira vez em solo nacional. Os equipamentos integram o Parque Bela Vista, localizado no município de Areia Branca, estado do Rio Grande do Norte, que também contará com outras sete turbinas do mesmo morelo já citado e quatro turbinas S88, todas de 2,1 MW. Juntas irão gerar 27,3 MW.
O modelo S95 é o mais moderno da família S9X e ficará a uma altura de 90 metros, garantindo 15% a mais de capacidade de geração. O responsável por este ganho de produtividade é seu sistema de DFIG (Doubly Fed Induction Generation), ou Geração por Indução Duplamente Alimentada, tecnologia que permite uma melhora na potência da máquina e já é utilizada em cinco mil unidades em todo o mundo.
Outra novidade é que as turbinas são acionadas antecipadamente, com ventos na velocidade de 3m/s, mais baixa que os modelos antigos que iniciavam a operar com ventos a 4m/s de velocidade. Além disso, parte da energia gerada é tratada e redirecionada para a rede elétrica, o que não acontecia em modelos anteriores.
O Parque Bela Vista, que fica a 50 quilômetros de Mossoró, foi construído pela Suzlon na modalidade Turn-key EPC (Engineering, Procurement and Construction). Segundo este modelo, a companhia fica responsável pelos projetos executivos, especificação e compra de materiais e equipamentos, construção, montagem, testes de operação, treinamento de pessoal e pela entrega do site já em funcionamento.
Neste projeto, a equipe da Suzlon precisou inovar seus processos, aperfeiçoando a parte de engenharia civil e o design da planta, já que é a primeira vez que se instalam aerogeradores modelos S95 na América Latina. A montagem dos equipamentos foi iniciada em julho deste ano e, no pico dos trabalhos, 294 empregos diretos foram gerados. A Suzlon prevê entregar o parque, pronto e operando, em novembro deste ano.
Clique aqui para ver a publicação original
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.