Eólicas do RN serão conectadas a instalações de transmissão até 31 de outubro
18 de agosto de 2014
Saiu no Canal Energia:
A Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou a conexão de 30 centrais geradoras eólicas localizadas no Rio Grande do Norte à subestação João Câmara III, que deverá entrar em operação no dia 31 de outubro deste ano. O arranjo é provisório, porque a instalação de conexão de uso compartilhado deverá ser ampliada em até 120 dias pela transmissora responsável, para aumentar de sete para 13 as entradas de linha às quais as usinas estarão ligadas.
A decisão permite que empreendimentos já concluídos possam injetar energia no Sistema Interligado Nacional e deixem de onerar o consumidor. A lista das usinas a serem conectadas inclui 27 dos 28 parques eólicos que negociaram contratos nos leilões de reserva e de fontes alternativas de 2010 e participaram da chamada pública de compartilhamento das instalações de João Câmara III.
A relação de empreendimentos tem ainda as eólicas Santa Maria, Santa Helena e Ventos de Santo Uriel, todas da Copel, que participaram do leilão de reserva de 2011 e têm sua conexão também prevista na SE João Câmara. A instalação destinada ao uso compartilhado pertence à Extremoz Transmissora do Nordeste S/A, responsável pela implantação da linha de transmissão Ceará-Mirim – João Câmara III, em 500 kV, e da subestação João Câmara III.
Foto: oglobo.globo.com
Desde o segundo semestre de 2013, parte dos empreendimentos participantes da chamada pública foi declarada apta a entrar em operação comercial pela Aneel. Os empreendedores passaram então a receber a receita fixa definida no contrato, mesmo sem gerar energia, porque as instalações de conexão ao SIN não estavam disponíveis. Relator do processo na Aneel, o diretor Reive Barros dos Santos disse ser “indiscutível a extrema importância do escoamento da energia dessas usinas, tão logo entre em operação o sistema de transmissão”, que sofreu atrasos no cronograma.
Como as alterações técnicas propostas pelas próprias usinas nas instalações da transmissora ainda não foram incluídas nos documentos de outorga, o diretor sugeriu que, excepcionalmente, isso não impeça a emissão do Parecer de Acesso pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, nem de outros documentos que permitam a operação dos empreendimentos.
Confira a lista dos parque eólicos que serão conectados à SE Joao Câmara III a partir de outubro:
– Asa Branca I a VIII (30MW cada uma)
– Boa Vista (12,6 MW)
– Campo dos Ventos II (30 MW)
– Costa Branca (20,7 MW)
– Eurus I a IV (30 MW cada)
– Farol (19,8 MW)
– Juremas (16,1 MW)
– Macacos (20,7 MW)
– Olho D’Água (30 MW)
– Pedra Preta (20,7 MW)
– Renascença I a V (30 MW cada uma)
– São Bento do Norte (30 MW)
– Ventos de São Miguel (30 MW)
– Santa Maria (30 MW)
– Santa Helena (30 MW)
– Ventos de Santo Uriel (16,1 MW)
Deixe seu comentário: