Estrangeiros começam a chegar e se encantam com Natal

12 de junho de 2014

Confira notícia publicada na Tribuna do Norte:

Nadjara Martins
repórter

Pelo menos quatro hotéis da Via Costeira de Natal estarão isolados pelas Forças Armadas, durante a Copa do Mundo em Natal. Os estabelecimentos receberão desde delegações até autoridades máximas, como a princesa herdeira do Japão, Noriko Takamado, o presidente e o secretário-geral da Fifa, Joseph Blatter e Jérôme Valcke. 

Desde ontem, o acesso aos hotéis Pestana, Ocean Palace, Serhs e Parque da Costeira estão restritos. A um raio de cerca de três quilômetros, a Marinha trabalha com dois helicópteros, uma fragata e dois navios-patrulha defendendo a Costa, restringindo a segurança nos acessos de banhistas, lanchas e pescadores. Segundo a assessoria de imprensa da Marinha, a área só estará fechada durante o período da noite; durante o dia, as forças armadas atuarão como um reforço na fiscalização.

#SAIBAMAIS#De acordo com o comando da Polícia Militar, 60 homens da Rocam, BOPE e Companhia de Turismo farão a segurança no perímetro de Ponta Negra à Praia do Meio, com reforço nos hotéis. A primeira delegação a se hospedar em terras potiguares foi a do México, no Hotel Pestana, na noite de ontem. O estabelecimento também receberá as delegações de Gana, Japão e Itália. Já o Hotel Sehrs receberá as delegações de Camarões, Estados Unidos, Grécia e Uruguai. 

A expectativa é que a princesa nipônica, Noriko Takamado, também se hospede no Hotel Sehrs. A herdeira aterrissa na capital no dia 19 de junho, acompanha o jogo da seleção e segue para a Colômbia, segundo a Embaixada do Japão no Brasil. Natal será a única cidade-sede a receber visita da realeza nipônica. A reportagem da TRIBUNA DO NORTE tentou acesso aos dois hotéis, mas foi barrada.

Já o Hotel Ocean Palace receberá uma comitiva com 900 pessoas da Fifa, executivos, convidados e autoridades, como Joseph Blatter e Jérôme Valcke. Outros 28 árbitros serão hospedados no Ocean. O presidente da Fifa ocupará a suíte Taj Mahal, considerada a maior do Brasil. Com 800 metros quadrados, sauna, piscina privativa e hidromassagem, a suíte é alugada pela bagatela de R$10 mil por mês. O secretário Valcke ocupará a suíte presidencial. 

Segundo informações repassadas em off à reportagem, os representantes da Fifa estarão em Natal no dia do jogo entre Estados Unidos e Gana, em 19 de junho. O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, também acompanhará o jogo. A diretoria do Ocean Palace informou que 60% dos leitos do hotel estão ocupados pela Fifa. Nenhuma ala do hotel chegou a ser interditado para uso da federação. Entretanto, o sistema de câmeras de vigilância do hotel são vistoriadas pela Polícia Federal. Os quartos dos convidados também serão vistoriados pela PF diariamente.

“A única exigência que nos fizeram é que um salão esteja disponível com lanches, bebidas de patrocinadores, para dar apoio durante as reuniões”, comenta o diretor do Ocean Palace, Ruy Gaspar. Mesmo os hotéis que não vão receber delegações estão com os leitos completos. No Vila do Mar, 90% dos leitos estão ocupados para a Copa do Mundo. 

A direção do hotel aguardava a chegada de 250 torcedores japoneses na manhã de hoje. “Nós orientamos que nossos funcionários cumprimentassem a princesa se curvando, mas não é obrigatório. Os japoneses nos pediram para reservar um salão para uma festa no dia 18. Há expectativa de que a princesa venha”, adiantou Luís Sérgio Barreto, proprietário do hotel.

Uma excursão formada por seis mexicanos cantava La Cucaracha, em frente a um hotel de Ponta Negra, na manhã de ontem. Comandado pelo engenheiro agrônomo Alfredo Araújo, 58 anos, o grupo era formado por pais e filhos que vão curtir a primeira Copa do Mundo juntos. Ao ser abordado, Alfredo pediu desculpas. “Natal e o Brasil são muito alegres. Admiro muito o futebol daqui, mas peço desculpa antecipada pelo novo maracanaço que vamos dar em vocês”, brincou.

Grupo é formado por pais e filhos que vão curtir a primeira Copa do Mundo juntos
O engenheiro italiano Leo Barletta, 35, resolveu descer para a praia de Ponta Negra no dia seguinte a chegar em Natal. Apesar da dificuldade em se comunicar em inglês ou italiano com a população local, ele parabenizou a cidade pela beleza. “Natal é uma cidade muito bonita, muito tranquila, muito impressionante. Não tive nenhum problema com hospedagem ou alimentação. As pessoas são muito gentis”, afirmou. Barletta acompanhará todos os jogos da seleção italiana. 

O casal de californianos Alita e Blaine Jenkings deixaram os empregos há dois meses e resolveram viajar. Já passaram pelo Rio de Janeiro, São Paulo e vieram para Natal assistir o primeiro jogo da seleção norte-americana, no dia 16. “Nós viemos direto de São Paulo ontem, mas já achamos Natal muito melhor. Aqui as pessoas são bem mais amigáveis”, destacou Blaine. Eles seguem para Manaus no sábado, para o próximo jogo dos EUA.

O casal já passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo e vieram para Natal assistir ao primeiro jogo da seleção norte-americana

Já o time da recepcionista norueguesa Vera Herfiord, 29 anos, não vai estar na Copa, mas ela já decidiu por quem torcer: a Itália, que joga em Natal no dia 24 de junho. Vera e o marido, Alexander StrØm, pretendem acompanhar todos os jogos da capital potiguar. “Não há muitas pessoas que falam inglês, mas como eu falo um pouco de espanhol, não tive problemas em me comunicar. Natal é uma ótima cidade”, afirmou.

A norueguesa Vera Herfiord decidiu torcer para a seleção italiana, já que a equipe do seu país não estará na Copa

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.