Estudantes do RN conquistam 1º lugar em Feira de Ciências da USP

20 de março de 2013

Notícia publicada no Cidades do Novo Jornal:

Pelo segundo ano consecutivo, alunos da rede estadual do Rio Grande do Norte foram destaque na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace, realizada pela Universidade de São Paulo – USP. Com a pesquisa sobre o uso da Cera de Abelha no Revestimento de Frutos, um grupo de estudantes da zona rural de Apodi, foi classificado em primeiro lugar nas categorias Empreendedorismo e Ciências Agrárias, durante a 11ª edição da feira, que ocorreu entre os dias 12 e 14 de março.

Os alunos potiguares também foram convidados para publicar a pesquisa na revista Inciência e para apresentá-la na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia. O trabalho foi desenvolvido por Antonio Torres Geracino, Francisco Jociel Fernandes e Huguenberg de Oliveira Santos, que cursam o Ensino Médio na Escola Estadual professora Zenilda Gama, de Apodi. A orientação foi da professora Antônia Gidélia da Costa Oliveira.

Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - Febrace, realizada pela Universidade de São Paulo - USP. (Foto: uol.com.br)

Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace, realizada pela Universidade de São Paulo – USP. (Foto: uol.com.br)

Durante o período de desenvolvimento da pesquisa, ocorrido em 2012, os estudantes conseguiram comprovar que o uso da cera de abelha, como revestimento, proporciona um prolongamento na vida útil dos frutos pós colheita. Este ano, para representar o Rio Grande do Norte, na 11ª Febrace, foram expostos nove trabalhos. Do total, oito fazem parte da rede estadual e foram selecionados através do projeto Ciências para Todos no Semiárido Potiguar, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido – Ufersa, e com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

A Febrace é considerada a maior feira de ciências e engenharia voltada para estudantes pré-universitários do país. O investimento do Governo do Estado com passagens, hospedagem e alimentação, para que os oito grupos de estudantes da rede pudessem participar da feira, foi de oitenta mil reais.

“Mais uma vez, estamos muito satisfeitos com os resultados. Acompanhei de perto a apresentação desses projetos nas feiras regionais e posso dizer que eles foram bem elaborados e não ficam devendo a nenhuma iniciativa semelhante em outras redes. Com o esforço dos nossos professores e a parceria com as universidades, os alunos do Estado estão cada vez mais envolvidos nos projetos de iniciação científica e os resultados estão aparecendo. Nossos estudantes estão de parabéns.”, concluiu a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho.

Mais de 300 projetos de estudantes do ensino básico foram expostos durante a 11ª Febrace. Os finalistas foram selecionados entre 1.898 trabalhos apresentados em 65 feiras afiliadas em todo o país. Do Rio Grande do Norte, oito projetos científicos de estudantes e professores da rede estadual de ensino foram apresentados.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.