Estudo identifica oportunidades em bairros de Natal e em 38 municípios

11 de novembro de 2014

Saiu no portal No Ar:

Uma academia de ginástica com bons instrutores e equipamentos novos, que ofereça aulas de hidroginástica, jumper e spinner, pode representar um bom negócio para quem pretende investir em um empreendimento na Redinha, na zona Norte de Natal. Já em Candelária, bairro que fica na zona Sul da capital potiguar, os consumidores se queixam da falta de qualidade dos produtos e atendimento das padarias, assim como de áreas disponível para estacionar nesses estabelecimentos. Mais de 72% das famílias residentes no bairro têm rendimento faixa entre R$ 1,2 mil e R$ 6,2 mil, o que representa um alto poder de consumo, mas, paradoxalmente, essa populção não costuma comprar pela internet.

Essas informações são apenas uma pequena mostra do conteúdo de uma pesquisa feita pelo Sebrae no Rio Grande do Norte para mapear as principais tendências e as possibilidades de negócios existentes não somente nos bairros da capital, mas, também em 38 municípios do interior do estado. O levantamento visa apresentar ideias de negócios para quem deseja abrir uma empresa o ou melhorar aquela já existente no mercado, focando a fidelização do cliente e a inovação como diferencial competitivo, indicando o tipo de negócio mais apropriado para cada um das localidades pesquisadas.

O mapeamento completo estará à disposição dos visitantes da Feira do Empreendedor, no espaço Fábrica de Ideias. No local, o empreendedor poderá visualizar todas as possibilidades de negócios e demandas não atendidas – inclusive identificando os pontos de melhorias e aprimoramento – para a região em que pretende investir.

Pesquisa e atrações do evento foram apresentadas por dirigentes e equipe técnica do Sebrae (Foto: Moraes Neto/Divulgação)

Pesquisa e atrações do evento foram apresentadas por dirigentes e equipe técnica do Sebrae (Foto: Moraes Neto/Divulgação)

Todos os dados estão dispostos em um totem e poderão ser consultados pelo visitante e processados numa espécie de plano de negócio, que tem a opção de ser enviado diretamente para o e-mail. O evento começa na próxima quarta-feira (12), na Arena das Dunas, das 16h às 22h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.feiradoempreendedorrn.com.br/.

“Conseguimos identificar os tipos de negócios demandados em cada um das cidades e bairros pesquisados e também os pontos de melhorias daqueles ali instalados”, explicou a gerente da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae-RN, Maiza Pessoa, durante a entrevista coletiva do evento.

ara traçar esse mapa de oportunidades foram realizadas mais de 6 mil entrevistas, ao longo do primeiro semestre do ano, com consumidores das cidades de Assú, Bom Jesus, Barcelona, Bento Fernandes, Caiçara do Norte, Caicó, Ceará-Mirim, Currais Novos, Ielmo Marinho, Jandaíra, João Câmara, Lagoa de Velhos, Macaíba, Maxaranguape, Mossoró (4 bairros), Natal (34 bairros), Nova Cruz, Parazinho, Parnamirim (4 bairros), Pau dos Ferros, Pedra Grande, Poço Branco, Pureza, Riachuelo, Rio do Fogo, Ruy Barbosa, Santa Cruz, Santa Maria, São Bento do Norte, São Gonçalo do Amarante, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Senador Eloi de Souza, Taipu, Tibau do Sul e Touros.

Além das possibilidades de negócios e os estabelecimentos passíveis de melhoria, o levantamento traça um perfil completo dos domicílios, população residente e poder aquisitivo dos moradores. São informações como rendimento familiar, acessos à internet, renda per capita, faixa etária e sexo da população, ocupação e grau de escolaridade. Os dados servem como norte e balizar para quem planeja abrir uma empresa em determinada área ou mesmo identificar pontos passíveis de melhoria no estabelecimento em funcionamento.

Clique aqui para ver a publicação original 

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.