O I Fórum de Energia do Rio Grande do Norte (FEERN) continua com sua programação de palestras e painéis, apresentando as atividades, desafios, investimento e resultados obtidos no setor energético do Estado. Nesta terça – feira (06), o foco do evento são as energias renováveis, transmissão e distribuição de energia.
Iniciando o momento de palestras, o gerente Geral da Refinaria Potiguar Clara Camarão, Daniel Sales Correia, falou sobre a atuação da refinaria potiguar e sua importância para o estado. “O potencial de produção de petróleo é enorme e esta é uma grande oportunidade para o trabalho de refino no RN”. De acordo com Sales Correia, o estado está bem situado em relação interesses da Petrobras em investimentos.
Desde a sua inauguração, em 2009, a Refinaria Clara Camarão registrou crescimento da sua capacidade de produção de derivados (gasolina, diesel). “Desde o inicio de suas atividades até hoje, a produtividade apresentou em crescimento de 85%. Isso representa 13.2% do crescimento na produção de derivados no País”. O gerente destacou ainda a autosuficiência do RN na produção de diesel e pontuou algumas ações da refinaria.
Após a apresentação, o gerente regional comercial da ALE Combustíveis, Renato Rocha, proferiu a palestra seguinte, abordando a nova base de distribuição de combustíveis de Guamaré e os investimentos da empresa no RN. “A ALE possui 82 revendedores em todo o estado. Somente no mês de outubro, foram distribuídos cerca de 16 milhões de litros de combustível pela empresa”, afirma o gerente. A base de Guamaré estoca e distribui gasolina, diesel, álcool, etanol e biodiesel. “Este ano, a base gerou uma receita de 20 bilhões para o RN”, conclui.
Em seguida, o gerente geral da Unidade de Exploração e Produção da Petrobras no RN/CE, Luiz Ferradans Mato, iniciou o painel sobre o panorama atual da exploração e produção de petróleo e gás no estado. Ele destacou os números atingidos pela Petrobras em relação a investimentos, arrecadações e ações voltadas à responsabilidade socioambiental no RN.
O secretário executivo da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Petróleo e Gás, Anabal Santos Júnior, apresentou o painel seguinte, mostrando a atividade da associação. “Dos atuais 151 blocos onshore em período exploratório, 97 estão com empresas independentes”, afirma. Ele ressaltou a preocupação das empresas associadas em suprir a lacuna regulatória existente que otimiza a exploração das bacias petrolíferas no litoral brasileiro.
Doryan Filgueira, coordenador da Redepetro RN, mostrou experiência da rede, que reúne empresas e instituições fornecedoras de bens e serviços para a cadeia produtiva de petróleo e gás no estado. Ele apresentou as vantagens deste tipo de organização, “é possível um maior e melhor relacionamento entre as empresas participantes, representatividade relevante, aproximação mais direta com instituições, autarquias e empresas”, explica. A Redepetro RN possui 130 empresas e instituições filiadas.
Em seguida, o diretor institucional de Regulação e Distribuição de Energia da CPFL Renováveis, Marcio Severi, falou sobre a energia produzida a partir da biomassa no Rio Grande do norte e Nordeste. Ele ressaltou a importância da diversificação das fontes de energia (solar, eólica, biomassa, entre outros) proporcionando maiores investimentos para o setor e estimular políticas de captura de ganhos de suficiência para as empresas geradoras.
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.