Notícia publicada no site do IFRN:
Duas usinas de energia solar serão instaladas no Campus Natal-Central do IFRN. A previsão é que os painéis de energia solar, com capacidade de gerar 50 Kwh cada uma, entrem em funcionamento no início de outubro deste ano.
O benefício que a ação proporcionará ao Campus, além do uso de energia limpa, é a redução dos custos com a não utilização de energia elétrica. Segundo o diretor de Administração do Campus, Francisco Antonio de Pontes, cerca de 10 a 15% da energia consumida será economizada.
Outra vantagem da instalação das usinas é o conhecimento proporcionado aos alunos e professores. O projeto pretende agregar a participação dos discentes e docentes no acompanhamento da instalação e funcionamento das usinas com a criação de bolsas.
Energia solar no IFRN
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) é a primeira instituição do Estado a contar com o novo sistema regulamentado pela Resolução 482/2012. Além do prédio da Reitoria, mais quatro usinas estão em processo de instalação nos campi Currais Novos, São Paulo do Potengi, Canguaretama e Ceará-Mirim.
As unidades de ensino de Parelhas e de Lajes, que estão em fase de obras, deverão ser entregues até o final deste ano com as usinas já em funcionamento.
Para essas unidades, a previsão é que haja uma redução na conta de energia de 45% a 50%. “Esse número é revertido diretamente na diminuição da emissão de carbono para o meio ambiente”, pontuou o reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha.
Clique aqui para ver a publicação original
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.