Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Índice médio de homicídios no RN cai para 6,2%

13 de março de 2013

Noticia publicada no portal NE10 Rio Grande do Norte:

O índice de crescimento médio de homicídios no Rio Grande do Norte caiu para 6,2%, em 2012, comparando-se a 2011. Desde 2005, essa média se mantinha em torno de 15% e sofreu, portanto, uma redução real de 9%. Os dados pertencem ao relatório da Subcoordenadora de Estatística e Análise Criminal do Governo do RN, divulgados em coletiva de imprensa, na tarde da última segunda-feira (11).

Coletiva-da-Segurança-fot-Ivanizio-Ramos-3

Foto: www.bloglenilsondoagreste.com.br

Apesar da redução da taxa, comparando os números absolutos de 2011 aos do ano passado, as mortes aumentaram de 901 casos, para 957 em 2012. O secretário estadual de Segurança Púbica (Sesed), Aldair da Rocha, explica que apesar de não ter havido uma redução no número de mortes, houve uma queda na taxa de crescimento.“Nós vinhamos crescendo a um índice de 15% ao ano, e estamos agora com 6,2%. Portanto, conseguimos pelos menos estabilizar este tipo de crime”, disse.

Ainda de acordo com as estatísticas, o perfil das vítimas de assassinato no RN são em sua maioria jovens de 15 a 25 anos (45,3%), e do sexo masculino (93,8%). Outro dado interessante é que a maior parte das mortes são causadas por arma de fogo (82,8%), seguidas pelas armas brancas (10,9%).

O relatório aponta também, que o principal motivo desses crimes está relacionado ao tráfico ou envolvimento com as drogas (68,44%). Em segundo lugar aparecem as brigas de gangues (9,82%). Outras motivações também são citadas no documento com índices baixos, são elas: latrocínio, discussão entre vizinhos, crimes passionais, mortes em confronto com a policia, entre outros.

Já em relação a Natal, o percentual de homicídios registrado foi maior que a taxa estadual. Na capital potiguar, a violência aumentou 23,8%, no mesmo período. No ano passado foram 354 mortes por assassinato contra 286, em 2011. Na distribuição por zona administrativa o maior número de homicídios acontece na Zona Norte com 143 crimes, logo após vem a Zona Oeste com 141, a Zona Leste com 49 e por último a Zona Sul, com 21 homicídios.

Aldair da Rocha ressalta ainda, que até o ano de 2010 os dados não eram unificados e nem georreferenciados e por isso eram pouco confiáveis. “Nós tínhamos o número da Policia Militar, um da Polícia civil, um do Itep. Mas a partir de 2011 quando assumimos criamos a coordenadora de estatística e análise criminal, que passou a reunir esses dados num banco único. Agora os números também são georreferenciados, ou seja, quando uma viatura da polícia atende qualquer ocorrência ela já é  cadastrada  no nosso centro de operações”, conta

Foto: Sesed

Foto: Sesed

PLANO DE COMBATE Á VIOLÊNCIA – Esses dados também serão apresentados ao ministro da Justiça, Jose Eduardo Cardozo, com vistas a elaborar um plano de ação de combate à violência no Estado, que foi o terceiro a ser inserido no programa federal “Brasil Mais Seguro”. A governadora, Rosalba Ciarlini (DEM), está em Brasília, onde deve se reunir com Cardozo.

“O Estado esta fazendo todo o esforço para melhorar o sistema, e para isso conseguimos ser inseridos logo no programa do Governo Federal, que só seria implantado aqui em 2015”, disse.
“Tudo que vai ser necessário para estarmos mais estruturados para combater a impunidade  está contemplado nesse estudo, que está sendo feito em conjunto com o ministério”, acrescenta a governadora.

No próximo dia 22 de março, outra reunião com o auxiliar da presidenta deve acontecer em Natal, quando plano já deve ser divulgado à população.  Segundo Rosalba, a situação do Rio Grande do Norte é bem melhor que em outros Estados do Nordeste como a Bahia , Pernambuco e Alagoas. “Faremos um pacto para acabar com o crescimento da violência no Estado”, finalizou.

Ainda na coletiva, a chefe do Executivo anunciou a construção de cinco novos presídios no interior do Estado.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.