Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

"Lanchonete popular" do aeroporto do RN deve abrir em outubro

26 de julho de 2012

Deu no caderno de Economia do Tribuna do Norte:

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) abriu licitação para implantar uma “lanchonete popular” no Aeroporto Augusto Severo, no Rio Grande do Norte. A unidade promete oferecer 15 produtos com preços até 30% mais baixos que os de mercado e, estima a Infraero, poderá começar a operar em outubro.  O negócio, porém, já nasce com os dias contados. De acordo com o superintendente da Infraero no estado, Usiel Paulo Vieira, a lanchonete popular deverá fechar as portas junto com o Augusto Severo, quando o aeroporto de São Gonçalo do Amarante for inaugurado. Caberá ao consórcio Inframérica, que detém a concessão do novo aeroporto, decidir se replicará o modelo em São Gonçalo. À TRIBUNA DO NORTE, Vieira falou sobre a licitação e por que considera a lanchonete um bom negócio.

Saguão aeroporto Augusto Severo. (Foto: nominuto.com)

Como vai funcionar a licitação da lanchonete popular? 
Será realizada na modalidade de Pregão Presencial e ocorrerá na Coordenação de Licitações da Superintendência Regional do Nordeste – SRNE , localizada à Av. Mal. Mascarenhas de Morais,6211 – Imbiribeira, Recife/PE, com o Edital  divulgado no Diário Oficial da União, jornal local de grande circulação e no site da Infraero. O edital e seus anexos poderão ser retirados, sem ônus, no site de Licitações da INFRAERO, no endereço: http://www.infraero.gov.br.

Quais são os critérios de escolha da empresa? 
Será avaliado se a habilitação jurídica e fiscal estão em ordem e vencerá quem apresentar a maior oferta.

Quando o contrato deve ser assinado? 
Após a homologação do processo licitatório.

Quando a lanchonete começa a operar?
A licitação está agendada para o dia 07/08/2012 às 14h. Ocorrendo conforme planejado, o contrato será assinado ainda no mês de agosto, em seguida a empresa deverá apresentar o projeto de adequação do espaço, para análise da Infraero e posteriormente a adequação propriamente dita e início das atividades. Esperamos o início da operação até outubro.

Todos os itens comercializados terão o preço diferenciado? Ou serão 15 itens apenas, como ocorre no aeroporto de Curitiba? 
Assim como no aeroporto de Curitiba serão 15 itens, compreendendo: Pão de queijo (porção de 6 unid.), Pão de queijo 80g a 100g, Misto quente  (pão Frances ou de forma com uma fatia de presunto e uma de queijo), Sanduiche natural, Café simples 50 ml, Café expresso curto, Pingado (café com leite)  300 ml, Suco natural com água 300 ml, Suco lata 300 ml, Refrigerante lata, Água mineral sem gás copo 250 ml e Água mineral sem gás 500 ml. Os demais itens tem liberdade nos preços e serão definidos pelo operador.

Como foi definida essa lista de produtos?
Os itens foram definidos visando atender as necessidades básicas de consumo dos usuários/passageiros dos aeroportos, levando em consideração também os produtos mais procurados pelos usuários. E embora tenham preços diferenciados dos demais praticados no aeroporto deverão manter o mesmo padrão de qualidade dos produtos.

Como são definidos os preços? Eles chegam a ser quantos % mais baixos que os normalmente cobrados no mercado? 
Os preços foram definidos através de pesquisas de preços realizadas em shoppings e/ou centros comerciais no mercado local. Foi considerada a média e em alguns casos utilizado o menor preço. No geral a redução de preços é de cerca de 30%.

Em que cidades as lanchonetes já funcionam? 
Curitiba.

Em quantas deverão ser implantadas? 
Inicialmente nas cidades sede da Copa de 2014, posteriormente poderá ser estendida a toda a rede.

Com a perspectiva de encerramento da operação comercial do Augusto Severo em 2014 não será mais difícil encontrar interessados? 
Apesar da perspectiva de encerramento das atividades do Aeroporto Internacional Augusto Severo, a nossa demanda é crescente e temos obtido sucesso nas últimas licitações em outros ramos de atividade, desta forma esperamos interessados também para este segmento. Inclusive já fomos consultados por cinco empresas locais interessadas.

Essa lanchonete vai migrar para o aeroporto de São Gonçalo do Amarante?
Com o inicio das atividades do novo complexo aeroportuário de São Gonçalo do Amarante o  Aeroporto Internacional Augusto Severo será desativado não permitindo a continuidade dos negócios dos nossos atuais concessionários, desta forma ocorrerá a resilição do termo contratual original dos contratos vigentes.

O contrato com a empresa será de quanto tempo? 
Será de 60 meses, sujeitos a interrupção em caso de inauguração do novo Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, conforme previsto em edital.

Qual será o valor do contrato? O senhor diz que vencerá quem apresentar a maior oferta. Mas qual é a oferta de referência, a prevista pela Infraero?
O valor inicial será de R$ 4.000,00 mensal.

As empresas interessadas na licitação farão propostas de repasses mensais à Infraero?
A licitação será realizada na modalidade de Pregão Presencial, onde cada participante faz a sua oferta de valor, em envelope fechado, tomando como base o valor mínimo estipulado pela Infraero. Após a abertura dos envelopes por parte da comissão de licitação,  os participantes que tiverem suas propostas classificadas partem para a fase de lances, então cada um tem a possibilidade de alterar sua proposta inicial cobrindo o valor da maior proposta inicial. Os lances terminam quando as empresas participantes desistirem de cobrir a maior oferta do momento, então é declarada vencedora a empresa que apresentou o maior valor. Nesta modalidade quanto mais empresas interessadas tivermos, maior a possibilidade de obtenção de uma disputa mais acirrada na fase de lances e maior a possibilidade de um valor final mais elevado, como ocorreu em Curitiba.

A implantação da lanchonete popular em São Gonçalo do Amarante será de responsabilidade do consórcio Inframérica ou esse é um projeto exclusivo da Infraero que não será replicado nos aeroportos concedidos à iniciativa privada?
O projeto é do Governo Federal, mas,  nada impede que o consorcio que irá explorar o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, entenda se tratar de uma boa iniciativa e queira aplicá-la em seu aeroporto. Entretanto, não há nenhuma ingerência da Infraero sobre esta ação.

O senhor diz que o contrato terá prazo de 60 meses, mas pode ser interrompido com a inauguração de São Gonçalo. O consórcio Inframérica prevê inaugurar o novo aeroporto até a Copa, ou seja, até meados de 2014 – o que limitaria o “tempo de vida” da lanchonete a no máximo dois anos. A operação, com um tempo tão curto, seria de fato bom negócio?
Temos como contrato padrão para as concessões de uso de área o prazo de 60 meses, desta forma, mantivemos o prazo e colocamos em nosso edital o alerta de que em caso de inicio de atividade do novo Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, ensejará  na paralisação de das atividades do Aeroporto Internacional Augusto Severo e consequentemente na resilição do contrato com os nossos concessionários.  Com esta informação é possível para o empresário analisar a viabilidade ou não do negócio. Com a alta movimentação que se tem nos aeroportos para os negócios ligados ao ramo, ainda mais com apelo de preços inferiores aos praticados normalmente, esperamos uma grande adesão de passageiros e da comunidade aeroportuária. Diante disto,  acreditamos sim ser possível um ganho real com o negócio, ainda que o contrato dure apenas 24 meses.

Serviço
Os interessados em participar da licitação  poderão entrar em contato com a área comercial da Infraero através do telefone (84) 3087-1206.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.