Em Natal, maioria dos torcedores vem dos EUA e do Uruguai

1 de abril de 2014

Saiu no Novo Jornal:

Jalmir Oliveira
DO NOVO JORNAL

A Copa do Mundo vai incrementar em 1.000% o desembarque de turistas estrangeiros em Natal. Um estudo feito com 180 mil agências de viagem de todo o mundo aponta para um exército de quase 100 mil estrangeiros em terras potiguares, entre os dias 06 junho e 13 julho, durante o período do Mundial de Futebol.

A pesquisa foi realizada pela empresa espanhola Forward Data em parceria com consultoria brasileira Pires & Associados, com sede em Florianópolis (SC). O número confirma um estudo feito pelo Ministério do Turismo, de dezembro do ano passado, que prevê para Natal a chegada de 80 a 100 mil turistas.

De acordo com o estudo, a capital potiguar é que apresentou o maior aumento proporcional entre todas as doze cidades-sede da Copa do Mundo – Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Natal, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, São Paulo. O Rio de Janeiro terá um aumento de 590% do número de visitantes estrangeiros. As capitais paulista e baiana apresentaram aumento respectivamente, de 493% e 457%.

Foto: www.direitoce.com.br

Foto: www.direitoce.com.br

Os Estados Unidos estão no topo de emissores de turistas para o Rio Grande do Norte. De acordo com a pesquisa, 29% dos visitantes serão americanos. Em seguida, os líderes das reservas estão no Uruguai, com 14%, e a Itália, que vai representar 7% dos visitantes. Os turistas com destino a Natal terão uma média de estadia de 09 a 21 dias. O pico de visitação será o dia 24 de junho. A data coincide com a partida entre Itália e Uruguai, que será o último jogo previsto para o Estádio Arena das Dunas.

A metodologia analisou todas as reservas feitas para o Brasil em 180 mil agências de viagens estrangeiras, cujo foco era o período entre os dias 06 de junho e 12 de julho. Valia apenas as reservas feitas para passar um dia numa determinada cidade brasileira. “Foram analisadas mais de cinco bilhões de reservas turísticas feitas para todo o mundo”, detalha Jeanine Pires, diretora da consultoria Pires & Associados.

Ela diz que o estudo é uma ferramenta estratégica para os organismos públicos e privados do turismo. “Estamos antecipando a demanda turística. Oferecemos uma perspectiva única sobre as tendências do impacto da Copa do Mundo. Os dados serão atualizados em uma base regular antes do evento”, explica, em entrevista feita por telefone. A pesquisa mostra que o número de pessoas que fizeram reservas para estar no Brasil, entre os dias 06 de junho e 13 de julho, será cinco vezes maior do que no mesmo período do ano passado.

Para efeitos de comparação, entre junho e julho do ano passado desembarcaram no aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, 9.286 turistas. O ano fechou com 54 mil estrangeiros. Em 2006, no auge do setor turístico potiguar, foram registrados 117.643 mil turistas.

“A Copa do Mundo é uma avenida que se abre para o turismo brasileiro. Com isso, os responsáveis pelo setor turístico, tanto o poder público quanto o privado, devem iniciar, a partir de agora, um trabalho para fortalecer a imagem dos destinos turísticos brasileiros. O resultado vai aparecer no início da próxima alta estação – entre os meses de dezembro e fevereiro”, detalha Pires, antevendo um aumento no fluxo de turistas estrangeiros.

A fase de grupos do Mundial, entre os dias 06 e 27 de junho, será o pico de visitação. Entre os dias 20 e 27, a expectativa é de que 80 mil pessoas circulem diariamente entre 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Como ainda não foram definidos os chaveamentos das fases finais da Copa, a maioria dos fãs espera o resultado das suas seleções para efetuar a reserva no período final do mundial. “O mundial representa uma nova perspectiva para a divulgação dos destinos brasileiros. O trabalho da imprensa internacional será importante para a exposição das cidades-sedes”, salienta Jeanine Pires.

Os Estados Unidos também serão os principais emissores de turistas para o restante do Brasil. Os americanos devem permanecer no país por até 15 dias. Em seguida, estão a Alemanha, Inglaterra, Argentina, França, Suíça e Chile.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.