Notícia publicada no portal NE10 rio Grande do Norte:
A última semana foi marcada pelas manifestações contra o aumento das passagens de ônibus e melhorias do transporte público em todo o País. Um movimento organizado via Facebook promete parar Natal e diversas cidades brasileiras simultaneamente, nesta quinta-feira (20), para protestar contra o reajuste e a favor da liberdade dos manifestantes brasileiros.
Segundo a página oficial do evento na rede social, o ato intitulado “Dia Nacional de Lutas pra realizar- Vem pra Rua” está marcado para acontecer também no Recife e em Petrolina (PE); Fortaleza (CE), Aracaju (SE) e João Pessoa (PB). Na capital potiguar, a manifestação será na rodovia BR-101, em frente ao shopping Via Direta, às 17h.
A reivindicações do movimento em Natal são a redução imediata das tarifas em toda a Região Metropolitana da cidade, acabar com a dupla função do motorista cobrador, ônibus 24h, renovação imediata de toda frota e bilhetagem única entre ônibus e alternativos.
Além disso, o movimento pede a integração entre os ônibus da Grande Natal, o passe-livre para estudantes e desempregados, a criação do fórum permanente sobre transporte público, o retorno imediato de todas as linhas extintas, a construção de corredores exclusivos para ônibus, bem como malha viária adequada para ciclistas (ciclovias) e por um transporte 100% público.
Ainda de acordo com informações na página do evento no Facebook, “o ato agora não se limita contra o reajuste da tarifa do transporte público ele pedirá liberdade de expressão e mostrará apoio aos manifestantes e jornalistas presos e violentados covardemente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Porto Alegre”, diz o informe na fanpage.
Outras cidades confirmadas no protesto do dia 20 são: Palmas (TO), Blumenau (SC), Campinas (SP), Goiânia (GO), Joinville (SC), Pelotas (RS), Piracicaba (SP).Resende (RJ) – Rio Claro (SP),Rio de Janeiro (RJ) ,São Carlos (SP) , São José dos Campos (SP), Saquarema (RJ),Sorocaba (SP) , Uberlândia (MG) e Vitória (ES).
Existe ainda a confirmação de participação de outros países no ato.
Clique aqui para ver a publicação original
Notícia publicada no portal G1 RN:
Um novo protesto do movimento #RevoltadoBusão está confirmado para quinta-feira (20) em Natal. Na página do evento no Facebook, mais de 19 mil pessoas confirmaram presença na manifestação até o fim da tarde desta segunda-feira (17). O ato está marcado para acontecer às 17h da quinta nas imediações do shopping Via Direta. O protesto foi confirmado pelo estudante Tiago Aguiar, que integra o Comitê de Comunicação do movimento #RevoltadoBusão. “A expectativa é de uma manifestação com milhares de pessoas”, afirma.
Nesta segunda-feira (17), a Comissão de Estrutura do movimento enviou nota convocando entidades e movimentos sociais a participar de uma reunião plenária na terça-feira (18), às 17h, no Centro de Convivência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). De acordo com a nota, “o objetivo da plenária o acúmulo de forças entre entidades e manifestantes que possuam como pauta comum o direito à cidade, e possam mobilizar a população por mudanças reais para a população”.
Além da revogação dos aumentos das tarifas no transporte público, o movimento informa que está entre as pautas “a defesa da liberdade de manifestação política, que tem sido atacada pela repressão aos movimentos sociais”. Tiago Aguiar reforça que outra meta da plenária é discutir questões estruturais do ato e articular a busca do diálogo com o governo para evitar repressão. “Queremos tentar o diálogo para que não haja repressão. Em São Paulo foi garantida a segurança dos manifestantes e a polícia não poderá utilizar balas de borracha no próximo protesto”, explica o estudante. Segundo ele, a convocação das entidades visa “unificar toda a possibilidade de movimento popular. A ideia é fortalecer”, conclui.
A pauta de reivindicações do movimento na página do protesto de quinta inclui a redução imediata das tarifas em toda grande Natal; acabar com a dupla função do motorista cobrador; bilhetagem única (ônibus e alternativos); integração entre os ônibus da grande Natal/RN; passe-Livre para Estudantes e Desempregados; criação do Fórum permanente sobre transporte público; ônibus 24h; renovação imediata de toda frota; retorno imediato de todas as linhas extintas; construção de corredores exclusivos para ônibus, bem como malha viária adequada para ciclistas (ciclovias); por um transporte 100% público.
Foram convocados mandatos de seis vereadores de Natal, além das seguintes entidades e movimentos sociais: Comitê Popular da Copa, Amigos do Bosque das Dunas, 10 Mulheres, SOS Ponta Negra, Associação Potiguar Amigos da Natureza (Aspoan), Centro de Referência em Direitos Humanos da UFRN, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior (Sintest), Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte), Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no RN (Sindsaude), Sindicato dos Servidores Públicos de Natal (Sinsenat), Sindicato dos Bancários, Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica (Sinasefe), Sindicato dos Servidores da Administração Indireta (Sinai), Sindicato dos Servidores do Serviço Público (Sintsef), Sindicato dos Guardas Municipais (SindGuardas), Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar (Asspm), Sindicato dos Vigilantes (Sindforte), Diretório Geral dos Estudantes (DCE) UFRN, DCE UNP, DCE Maurício de Nassau, DCE UERN, Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos), Movimento Sem Terra (MST), Fora do eixo, Blogprog, Tropa Trupe, Bicicletada Natal, Levante Popular da Juventude, Motyrum, Marcha das Vadias, Pau e Lata, Coletivo Antiproibicionista Potiguar, Torcidas Organizadas Garra Alvinegra/Máfia Vermelha/Alecrim, Forum potiguar de comunicação e Forum LGBT.
Clique aqui para ver a publicação original
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.