Manifestantes organizam protesto para próxima quinta (11) em Natal

4 de julho de 2013

Notícia publicada na Tribuna do Norte:

Os movimentos sociais, centrais sindicais, partidos de esquerda e o coletivo #RevoltaDoBusão prometem realizar, na próxima quinta-feira, dia 11, mais uma manifestação de grande proporção nas ruas de Natal. A data vai marcar o “Dia Nacional de Lutas com Greves e Mobilizações” e outros protestos serão realizados nas demais capitais do país. Em Natal, a concentração será a partir das 9h, nas proximidades do shopping Midway Mall.

123396Segundo o dirigente estadual do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Dário Barbosa, o protesto da próxima quinta-feira é uma convocação de pelo menos cinco movimentos sindicais: Conlutas, CUT, CTB, Nova Central Sindical e Força Sindical. “Será um dia de paralisação nacional para averiguar a possibilidade de convocar uma greve geral. Os sindicatos vão se unir à juventude da #RevoltaDoBusão para realizar esse grande ato”, disse.

A estimativa dos organizadores é a de que o próximo movimento reúna a mesma quantidade de pessoas – mais de 15 mil, segundo a Polícia Militar – que participou do ato realizado no dia 20 de junho, quando foi comemorado o “Dia Nacional de Lutas Contra o Aumento das Passagens em Defesa dos Transportes Públicos e Pelo Passe Livre”. Na próxima sexta-feira, às 9h, haverá uma reunião, na sede da CUT, para tratar sobre o assunto. Uma das sugestões apresentadas pelos organizadores é o percurso da passeata. “Queremos sair da Salgado Filho em caminhada até à praia de Ponta Negra”, explicou Barbosa.

As reivindicações que impulsionam o movimento do dia 11 são basicamente as mesmas que levaram milhares de pessoas às ruas de várias cidades nas últimas semanas. A CUT entregou uma lista de propostas à presidenta Dilma Rousseff. Entre elas, está o fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalho, reforma agrária e melhoria no transporte público.

Reunião
Ontem à tarde, o coletivo #RevoltaDoBusão realizou mais um ato. Dessa vez, cerca de 200 manifestantes participaram de uma reunião realizada numa quadra próxima à escola municipal Iapisara Aguiar, no conjunto Santa Catarina, zona Norte de Natal. Alguns moradores falaram sobre os problemas que enfrentam ao utilizar o transporte público e o ato foi encerrado com uma caminhada na avenida João Medeiros Filho.

Para os participantes do movimento, o ato de ontem marcou o início de uma nova etapa de manifestações. “Acredito que agora já somos conhecidos. A população sabe que lutamos por melhorias no transporte público. Chegou a hora de ir aos bairros, realizar plenárias junto à população para conhecer as necessidades de todos”, explicou Altanir Morais, um dos membros do coletivo.

Após a plenária que durou mais de duas horas, os manifestantes, já em número reduzido, realizaram uma passeata na avenida João Medeiros Filho e encerraram a manifestação com um “roletaço” em uma das paradas da avenida. A próxima plenária do movimento será realizada sexta-feira, dia 5, às 16h, na Praça Vermelha, no Centro da cidade.

Clique aqui para ver a publicação original

Em Parnamirim, protesto fechou parcialmente BR 101

Notícia publicada na Tribuna do Norte:

Os manifestantes que participaram do protesto ontem pela Revolta do Busão Parnamirim invadiram pacificamente o pátio da Câmara Municipal e saíram minutos depois. Três manifestantes foram detidos, segundo a Polícia Militar, sob a acusação de incitar a invasão. O protesto foi encerrado às 18h45 sem que houvesse qualquer tipo de depredação.

Após serem encaminhados para a Delegacia de Plantão Zona Sul, em Candelária, onde foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), os três manifestantes foram liberados. Em sua defesa, eles afirmaram que pretendiam realizar uma plenária no local e não tinham intenção de depredar o patrimônio público.

De acordo com o tenente- coronel Jair Júnior, comandante do 3º Batalhão de Polícia de Polícia Militar, cerca de 150 pessoas participam do protesto. Um efetivo de 75 policiais militares acompanhou o protesto. Durante a caminhada pela BR-101, duas viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram utilizadas.

Não houve confronto entre a polícia e os manifestantes, mas 30 agentes do Pelotão de Choque ficaram de plantão no batalhão. “Nós sabemos que a maioria é pacífica e que os atos de vandalismo são isolados”, afirmou Jair Júnior.

A caminhada de ontem foi iniciada na Praça de Deus, às 16h20, seguindo pelas Avenidas Everaldo Breves e Tenente Medeiros. Às 16h35, a manifestação chegou à BR-101. Durante o percurso pela rodovia, houve paradas nos cruzamentos das Avenidas Getúlio Vargas, Edgar Dantas e Clementino Câmara.

Ainda na BR-101, a Polícia Militar distribuiu picolés para os manifestantes. Na Praça de Deus, a PM distribuiu água mineral.

Os manifestantes chegaram à Câmara Municipal às 17h20 e, após a realização de uma plenária, ficou definido que um documento seria entregue aos vereadores com as reivindicações da Revolta do Busão Parnamirim.

Tapumes foram colocados em frente à Câmara para evitar depredações, conforme explicou o vereador Carlos Augusto Maia, que recebeu os manifestantes após os três jovens serem detidos pela PM.

Entre as reivindicações dos manifestantes estão o passe livre, a formação de um fórum municipal permanente de transporte, a abertura das planilhas da empresa de transportes, implantação de um conselho municipal de transportes públicos, a municipalização e regularização das linhas interbairros, a integração das tarifas da região metropolitana, estatização das empresas de transporte, bem como a disponibilização de linhas 24 horas.

O próximo protesto está programado para o dia 12 de julho, data que ainda poderá sofrer alteração durante a plenária marcada para a próxima terça-feira (9), às 18h, na Escola Estadual Presidente Roosevelt.

Desde o protesto do dia 26 de junho, o número de participantes tem sido reduzido se comparado ao anterior, realizado no dia 20. Conforme dados da PM, no primeiro, cerca de duas mil pessoas participaram da manifestação, enquanto no segundo, esse número caiu para 150.

Nos protestos do dia 26, um grupo de cerca de 80 pessoas ocupou o Plenário da Câmara Municipal, virando móveis, quebrando vidros e espalhando papel higiênico pelo local.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.