Marcas potiguares ganham o Brasil

27 de outubro de 2014

Notícia publicada na Tribuna do Norte:

Vinícius Menna
Repórter

Empresas do Rio Grande do Norte estão cruzando os limites do Estado e marcando território em outras regiões do Brasil com um modelo de expansão que tem ganhado força entre os potiguares: o franchising. Por meio desse formato, as empresas do RN tem assumido o papel de franqueadoras, ou seja, sendo detentoras de uma marca, elas idealizam, formatam e concedem a franquia de seus negócios a um empreendedor que se interessa em investir recursos para operar dentro de padrões já testados em solo potiguar.

No Rio Grande do Norte, só em 2013, as franquias renderam a empresas potiguares cerca de R$ 163 milhões em faturamento, conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). De acordo com a entidade, hoje existem pelo menos 15 empresas do RN que formataram seus modelos e estão expandindo para outros estados com franquias.

A estimativa da ABF é de que as franqueadoras potiguares já possuam 194 unidades (entre lojas próprias e franquias) pelo país, número que em 2012 era de 187. E seguindo esse modelo no RN, existem não só empresas que se consolidaram no mercado nacional, como negócios jovens.

Com mais de 30 anos atuando no mercado de manipulação, a Farmafórmula é um exemplo de negócio potiguar que já cruzou os limites do RN com franquias. Com 72 lojas presentes em 12 estados – nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste – a empresa trilha o caminho do franchising desde 1996.

Júlio Maia, da Farmafórmula: 72 lojas presentes em 12 estados. (Foto: joão maria alves)

Júlio Maia, da Farmafórmula: 72 lojas presentes em 12 estados. (Foto: joão maria alves)

“Nosso ramo requer muita tecnologia e trata com saúde, então a gente viu que dar autonomia ao franqueado era melhor do que ter o comando a distância. Isso nos deixaria mais tranquilos”, explicou o diretor-presidente da Farmafórmula, Júlio Maia. Com uma fábrica sendo montada em São Paulo, a também potiguar Massa Mia, que vende massas congeladas, já está de olho nos mercados do Sudeste e Centro-Oeste. “Em São Paulo, vamos abrir uma loja própria porque é um mercado muito específico e até para sentir como as coisas funcionam na região. Queremos fazer lá uma loja conceito”, explica Caio Lima, proprietário da Massa Mia.

Em Natal, a empresa possui três lojas, duas delas franquias. Até dezembro, deverão ser abertas mais três, sendo uma em Pernambuco e duas em Minas Gerais. “Até o fim do mês devemos fechar contrato para mais duas, em Maceió e Brasília. E estamos em negociação para outras duas, em Fortaleza e João Pessoa, para abrir no primeiro semestre de 2015”, diz Caio Lima.

E as franquias são modelo inclusive entre as jovens. Exemplo disso é a Wayne’s Burger Star, que com cerca de um ano de vida, deu início nos trâmites documentais para abrir franquias no Ceará, na Paraíba e em Pernambuco. “Já abrimos a empresa pensando em expandir por meio de franquias”, explica Frederico Lima, um dos donos da empresa.

Clique aqui para ver a publicação original

RN vai ganhar unidade de beneficiamento de pólen

Tribuna do Norte:

Os apicultores potiguares que apostam na diversificação de produtos da cadeia produtiva da apicultura têm motivo para comemorar. O Rio Grande do Norte terá em breve uma unidade de beneficiamento de pólen, que concentrará a produção de municípios da região do Mato Grande e cidades próximas e passa a vender o produto com rótulo próprio. A expectativa é que o selo de inspeção sanitária eleve em 30% o valor do pólen para os apicultores. Resultado de uma parceria entre o Sebrae no Rio Grande do Norte com a prefeitura local, a Casa de Pólen está sendo instalada em Taipu, que fica a cerca de 50 quilômetros de Natal, e a segunda desse tipo no Nordeste. A outra fica em Campina Grande (PB).

A unidade já está praticamente pronta para entrar em funcionamento, inclusive com o maquinário instalado. Falta apenas a última vistoria dos fiscais do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn)), o que deverá ocorrer na próxima semana. “É um marco para quem atua nesse nicho, porque a unidade legaliza a atividade de comercialização de pólen no Rio Grande do Norte, elimina os atravessadores e agrega valor ao produto”, explica o gestor do projeto setorial da Apicultura no Sebrae-RN, Lecy Gadelha.

A estrutura será encarregada de processar o produto dentro das normas de higiene e segurança alimentar, exigidos pelo mercado, além de abrir canais de comercialização com inserção do pólen em redes de supermercados, lojas de produtos naturais, farmácias e drogarias. A casa de pólen está instalada na comunidade Tabuleiro do Barreto, na zona rural de Taipu, e estará apta a desidratar o pólen recolhido das colmeias nas cidades da região. Apesar de as regiões Oeste e Alto Oeste concentrarem a maior parte dos 3,5 mil apicultores do estado, cuja produção está direcionada à obtenção do mel, o Mato Grande é considerado o maior polo produtor de pólen.

O apicultor Célio Lino é um dos pioneiros no RN na extração de pólen: Agregando valor ao produto. (Foto: Marco Polo Veras)

O apicultor Célio Lino é um dos pioneiros no RN na extração de pólen: Agregando valor ao produto. (Foto: Marco Polo Veras)

Devido às propriedades revigorantes e antioxidantes, que retardam o envelhecimento, o pólen tem alta procura no mercado. Dados não oficiais dão conta de que, por ano, o RN chega a produzir cerca de duas toneladas de pólen. “Essa unidade trará motivação para o apicultor, que tem mais uma opção de produto para comercializar”, avalia o consultor Mario Melo.

A notícia da implantação de uma unidade de beneficiamento no estado animou o apicultor Célio Lino, que há sete anos produz esse derivado apícola. Célio possui 14 apiários, em Caraúbas, Extremoz, Natal, Touros e Upanema. Dois deles – os de Natal e Extremoz – são dedicados exclusivamente à obtenção do pólen e de onde o apicultor consegue 15 quilos de pólen apícola por dia.

Lino comercializa cada quilo por cerca de R$ 45,00 no atacado, mas se o produto fosse fracionado, a lucratividade seria bem maior. “A Casa de Pólen agregará valor ao produto, pois com o rótulo poderei vender o produto de forma fracionada”.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.