Deu no caderno de Economia da Tribuna do Norte:
Cerca de 75% da população natalense pretende investir em algum curso de capacitação até a Copa 2014 e 55,4% pretendem trabalhar durante o mundial de futebol no Brasil. Os dados fazem parte da Pesquisa de Percepção da População em relação à Copa 2014, divulgada ontem pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
O estudo é uma das ações do Senac em Campo, programa que tem o objetivo de preparar mão de obra com foco na Copa. Segundo o presidente do Sistema Fecomércio/RN, Sesc e Senac, Marcelo Fernandes de Queiroz, a intenção da pesquisa foi, a partir da percepção da população, identificar oportunidades para o desenvolvimento de ações, a fim de contribuir com a preparação do estado para o evento.
Para o levantamento dos dados, durante os dias 08 e 10 de agosto, foram ouvidas 700 pessoas, residentes nas quatro zonas de Natal. A necessidade de melhoria na capacitação da mão de obra potiguar foi um dos principais itens apontados entre as áreas que precisam avançar até o evento esportivo.
Entre o percentual de entrevistados que afirmaram querer se qualificar, 88% disseram que buscarão capacitação em cursos técnicos-profissionalizantes ou de idiomas. Dominar as línguas estrangeiras, especialmente o inglês, é foco de 54,4% da população.
Outro dado animador é que 63,4% das pessoas têm expectativa positivas em relação às oportunidades de geração de emprego e renda, em decorrência da Copa. Além disso, mais da metade (55,4%) pretende trabalhar durante o evento. O grande filão são atividades ligadas aos segmentos do comércio, serviços e turismo, que respondem por 95% das intenções de emprego.
O presidente do Sistema Fecomércio/RN, Marcelo Queiroz, analisa que os impactos econômicos da Copa do Mundo vão conferir ao País um ritmo de crescimento e desenvolvimento que dará visibilidade internacional aos serviços prestados.
A pesquisa foi realizada pelo Senac e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/RN), através do seu Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC).
O diretor regional do Senac, Helder Cavalcanti, explica que os dados obtidos irão nortear um Plano de Trabalho da instituição para os próximos dois anos. “A pesquisa mapeou que mais de 60% da parcela da população que irá se qualificar planeja começar um curso no ano que vem”, observa.
Clique aqui para ver a publicação original
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.