Obras de mobilidade interditam novos trechos em Natal

29 de novembro de 2013

Notícia publicada na Tribuna do Norte:

A partir de segunda-feira, o cruzamento das avenidas  Lima e Silva e Romualdo Galvão, em frente ao Arena das Dunas, será interditado para a construção de um túnel. Com isso, a orientação da Prefeitura de Natal é que os motoristas utilizem como desvios a Prudente de Morais e a Jaguarari, no sentido Centro/Candelária, que estarão liberadas para o tráfego de veículos.

O trecho faz parte das obras do Complexo Viário de Natal, que envolve a construção de dois viadutos (sendo um estaiado) e cinco túneis, com prazo de conclusão para maio de 2014, um mês antes da Copa do Mundo. O investimento é de R$ 222 milhões e as obras estão sob responsabilidade do consórcio entre as construtoras Queiroz Galvão e Ferreira Guedes.

Trânsito está sinalizado com indicações de desvios. (Foto: Junior Santos)

Trânsito está sinalizado com indicações de desvios. (Foto: Junior Santos)

De outubro para cá, o cenário da região que margeia a Arena das Dunas mudou completamente. Do lado de dentro do canteiro de obras, 120 homens trabalham entre 7h e 17h na fase de fundação do viaduto estaiado.

No lugar onde os carros circundavam a antiga “Rótula do Machadão”, hoje está a base principal do viaduto, com quatro estruturas escavadas que vão receber estacas em breve. Até o momento, 11 das 18 estacas foram escavadas. A estaca que atingirá maior profundidade terá 30 metros. O diâmetro dessas estacas variam de 1,20 a 1,80 metros.

De acordo com o secretário adjunto de Operações da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semopi), Caio Múcio Pascoal, esta é a “grande obra” do complexo, e a que demanda mais tempo.

“É preciso fazer a fundação, pilares, vigas, a torre, então devemos acabar esse trecho do viaduto estaiado até março, no mais tardar abril. Os túneis são mais rápidos. Queremos terminar a escavação e concretagem das estacas de fundação do viaduto daqui há uns 15 ou 20 dias. Já estamos com o guindaste a postos para a escavação das estacas. E vamos trabalhar até meados de fevereiro na escavação de estacas prancha, que é a fundação e as paredes das trincheiras [túneis]”, explicou Caio Múcio Pascoal.

Segundo o secretário-adjunto de Operações, as fases das trincheiras começarão nos primeiros 25 metros de túnel. Primeiro são feitas as paredes das trincheiras para depois escavar. Os cinco túneis ficarão no cruzamento da Prudente de Morais com as avenidas Lima e Silva, Jerônimo Câmara, Capitão Mor Gouveia e Raimundo Chaves, além da Romualdo Galvão com a Lima e Silva.

No canteiro de obras, muito material foi deixado a postos pra aplicação na obra. “Muita coisa já aconteceu, muito equipamento já foi adquirido. Acredito que já foram aplicados aproximadamente 12% do valor destinado para a obra”, disse Caio Múcio.

O secretário adjunto garante que o prazo de término da obra, previsto para maio de 2014, será cumprido sem dificuldades. “Estamos trabalhando num turno normal, mas em breve passaremos a trabalhar em mais um turno. A dificuldade maior foi chegar o equipamento aqui em Natal, por ser um volume muito grande de concreto”, avaliou.

Em janeiro, a obra deverá adentrar os períodos da noite de forma a assegurar o cumprimento do prazo. Além disso, no pico da obra, cerca de 800 trabalhadores estarão envolvidos simultaneamente nos seis pontos do empreendimento.

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.