Porto de Natal começa a repensar seu futuro

11 de março de 2013

Notícia publicada no caderno Economia do Portal JH:

Enquanto a Medida Provisória dos Portos  (MP 595/2012) aguarda votação para o início de abril, dando a extrema unção às Companhias Docas brasileiras, o Terminal Marítimo de Natal vem pintando como uma luz no fim do túnel para a estrutura portuária que completou 80 anos em 2012.

Com a proximidade da Copa de 2014 e obras de revitalização do bairro da Ribeira na pauta do prefeito Carlos Eduardo, a idéia que toma corpo, embora não se admitida publicamente, é de Natal migrar, aos poucos, para a condição de terminal de passageiros e base para operações pesqueiras, num processo envolvendo indiretamente a Prefeitura de Natal que tem planos para recuperar a área.

porto-natal

Termnal do porto de Natal Foto: www.inmare.com.br

Mas como a área portuária é patrimônio federal da Companhia Docas, esse desfecho está na dependência de fatores conjunturais.
Em conversas reservadas, porém, tanto o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Natal (Seturde), Fernando Bezerril, como o próprio presidente da Codern, Pedro Terceiro de Melo, já admitem que o Terminal Marítimo, com inauguração prevista para setembro, reúne um potencial de projetos que vêm de encontro ao momento.

Segundo Fernando Bezerril, secretário chefe da Seturd, existe muita gente interessada em atracar seus iates em Natal por ocasião da Copa, em junho de 2014, o que fortalece uma retomada do projeto da Marina, bombardeado pela Câmara Municipal nos derradeiros meses da última administração de Carlos Eduardo.

Para o presidente da Codern, Pedro Terceiro de Melo, vice-presidente da Federação da Indústria do RN, a revitalização da Ribeira é um tema inadiável dentro dos planos do Terminal Marítimo, cuja licitação que entregará sua gestão à iniciativa privada será definida nas próximas duas semanas com a conclusão de um Projeto de Viabilidade Técnica.

Há hoje na administração de Carlos Eduardo um entendimento favorável a formatar um grande projeto turístico para a Ribeira nos moldes do que foi feito ainda na década de 90 pelo prefeito Jarbas Vasconcelos na capital pernambucana, que não só resgatou o Bairro do Recife da decadência completa como o transformou num espaço comercial valorizado.

Para Fernando Bezerril, enobrecer a Ribeira é algo que sempre esteve na pauta do prefeito Carlos Eduardo, que chegou a introduzir melhorias no bairro em sua última gestão, mas viu esse trabalho paralisado ao deixar a administração.

“Existe o entendimento que esse plano, incluindo a Marina de Natal, é um tremendo projeto de desenvolvimento econômico para a cidade, que já chega tardiamente”, admite Fernando Bezerril.

Esse assunto, inclusive, já é monitorado até pelo secretário de Turismo do Estado, Renato Fernandes, que durante a gestão Wilma de Faria ocupou a presidência da Codern e foi o responsável direto pela vinda da CMA-CGM para o Porto de Natal, liquidando com mais de uma década de presença do armador Lairitzen – cujos pellets de maneira foram substituídos com atraso de décadas pelos porta-containeres.

Pois nem Renato Fernandes hoje tem dúvida que o porto de Natal se prestaria melhor para uma finalidade turística, ancorando um projeto mais consistente do que movimentar frutas dos produtores potiguares que hoje, em sua grande maioria, já exportam seus produtos pelos portos cearenses.

Mais recentemente, o diretor da Brazilian Cruises Representation (BCR), Milton Sanches, empresa especializada em roteiros para Fernando de Noronha e agora com maior atuação no Nordeste, confirmou para Fernando Bezerril (Seturde), que colocará no roteiro para Natal um navio modelo ferry boat, com capacidade para trazer 1.200 passageiros.

Nesse novo cruzeiro, o navio deverá fazer o percurso dos jogos entre Natal, Recife e Fortaleza. A idéia é que os passageiros possam ir aos estádios para assistir aos jogos e que nos dias que não houver jogos, possam atracar em outras cidades.

Durante a reunião, Milton Sanches, garantiu que para a temporada 2013-2014 já estão programadas 24 escalas em Natal, com cruzeiros que variam entre dois e sete noites – uma média de 750 passageiros por navio.

Mas as novidades não param por aí, o primeiro réveillon da temporada será em Natal e os passageiros do navio irão apreciar a queima de fogos da Ponte Newton Navarro em Alto Mar, permanecendo das 8h do dia 31 de dezembro até as 13h do dia seguinte.

A companhia BCR, por sinal, já operou cruzeiros marítimos em Natal. Após a queda da demanda, cancelou a rota e agora retoma as atividades com a chegada doTerminal Marítimo de Passageiros e a proximidade da Copa do Mundo. As rotas para Natal farão escalas em Recife, Cabedelo, Fortaleza e Fernando de Noronha.

Clique aqui para ver a publicação original

 

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.