Notícia publicada no caderno de política da Tribuna do Norte:
O procurador-geral do município de Natal, Francisco Wilkie, assumirá a coordenação da equipe de transição da Prefeitura de Natal. A mudança foi feita pelo prefeito Paulinho Freire, que retirou da função o diretor do Procon, Rivaldo Fernandes, que havia sido indicado pela prefeita afastada Micarla de Sousa.
A nova coordenação para o trabalho de transição não é a única mudança a ser feita pelo atual prefeito. Assessores próximos ao gestor garantem que ele também deverá alterar outros nomes do grupo que fará a transição. O convite oficial ao procurador geral do Município foi feito no início desta semana e hoje Paulinho Freire deverá anunciar oficialmente.
Está prevista também para essa quarta-feira o anúncio da reforma do secretariado. Logo quando assumiu o cargo, o prefeito Paulinho Freire chegou a afirmar, na semana passada, que poderia fechar algumas secretarias para reduzir os custos. No entanto, algumas pessoas ligadas ao gestor afirmam que ele teria mudado de estratégia. Deverá manter as 24 secretarias, mas buscará o acúmulo de cargos dos auxiliares de primeiro escalão, com o mesmo secretário respondendo por duas pastas.
Desde a última sexta-feira, o prefeito vem mantendo diversas reuniões com atuais auxiliares e com profissionais que poderão ingressar na gestão. O anúncio inicial do novo secretariado estava previsto para última segunda-feira, mas foi adiado para hoje.
CARNATAL
Ontem, a Prefeitura do Natal emitiu uma nota oficial onde confirmou que manterá o apoio “logístico” ao Carnatal, evento que é promovido pela Destaque Propaganda, empresa que tem como um dos sócios o gestor Paulinho Freire.
“A Prefeitura informa que, a exemplo de todas as administrações anteriores, a atual gestão oferecerá, estritamente, o apoio logístico necessário. Oportuno observar que o Carnatal contribui para a elevação da arrecadação própria do município e paga, por força de lei, desde o ano passado, pela coleta de lixo que resulta de sua realização”, diz um dos trechos da nota.
O comunicado também ratifica que o Executivo não fará investimentos para os festejos natalinos. Segundo a Assessoria da Prefeitura, o gestor determinou que o evento Natal em Natal “seja realizado somente com o uso de recursos financeiros oriundos de patrocínios privados, obtidos por meio da Lei Rouanet, de financiamento à cultura”.
A iluminação natalina será feita com o aproveitamento de estrutura e peças usadas no ano passado, reduzindo o custo. Já o pagamento da conta de energia dessa decoração será arcado com os recursos da Contribuição Sobre Iluminação Pública.
Clique aqui para ver a publicação original
Notícia publicada na Tribuna do Norte:
O prefeito Paulinho Freire anunciará no final desta semana as medidas administrativas e os novos secretários. Previsto para ser feito ontem, a divulgação da reforma do secretariado deverá ocorrer hoje ou amanhã. A explicação para o fato, segundo pessoas próximas ao prefeito, é o fato dele ter preferido divulgar as decisões administrativas e os novos nomes de uma única vez, em entrevista coletiva.
O prefeito, neste anúncio, explicará também as mudanças administrativas, que trarão a redução no número de cargos comissionados e o acúmulo de pasta de alguns auxiliares. Na verdade, a primeira intenção de Paulinho Freire de fechar algumas secretarias foi substituída pela medida de indicar novos secretários que passarão a acumular dois órgãos, recebendo apenas um salário, o que gera redução na folha.
Aos assessores próximos o prefeito tem revelado grande preocupação com a questão financeira do município. Mais de 3 mil servidores estão sem receberem os salários do mês de outubro. O planejamento do gestor é pagar a folha até a próxima terça-feira.
No entanto, os salários de novembro, dezembro e o décimo terceiro salário continuam gerando grande atenção do gestor.
No anúncio que fará hoje ou amanhã, Paulinho Freire também divulgará os nomes dos novos integrantes da equipe de transição. Está confirmado que o grupo será coordenado pelo procurador geral do Município Francisco Wilkie.
No entanto, como o nome dele ainda não foi oficializado pelo prefeito, ainda não ocorreu reunião entre as equipes do gestor eleito Carlos Eduardo e da gestão que está se encerrando. Além do coordenador, Paulinho Freire também fará outras mudanças entre os membros da transição.
Na manhã de ontem, o gestor recebeu a visita de alguns deputados estaduais. O presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta (PMN) esteve no Palácio Felipe Camarão acompanhado dos parlamentares Ezequiel Ferreira (PTB), Gustavo Carvalho (PSB), Raimundo Fernandes (PMN) e Kelps Limpa (PR). O presidente do Legislativo estadual disse que o objetivo do encontro foi prestar solidariedade ao gestor. “Lamentavelmente, Paulinho assume a Prefeitura numa circunstância de dificuldade. Ele é um amigo, foi deputado estadual e viemos afirmar que a Assembleia Legislativa está à disposição no que puder ser útil, se for necessário, para sensibilizar os governos estadual e federal”, afirmou.
Durante o encontro com os parlamentares, o prefeito voltou a externar a preocupação com a situação financeira da Prefeitura de Natal, inclusive com os atrasos de salários.
LIMPEZA PÚBLICA
O prefeito Paulinho Freire esteve ontem também reunido com diretores da Urbana e do Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza. Ele fez um apelo para que o trabalho de limpeza da cidade fosse intensificado.
“A Urbana é o coração da Prefeitura de Natal, vamos fazê-la funcionar cada vez mais com vigor. Conclamamos a vocês que vistam a camisa da empresa e zelem pela nossa cidade. Quero terminar o meu mandato e poder dizer: a principal parceira da nossa gestão foi a Urbana”, ressaltou, Paulinho Freire, Prefeito de Natal.
Clique aqui para ver a publicação original
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.