Professores aprovados no úlltimo concurso são empossados no RN

5 de fevereiro de 2013

Notícia publicada no caderno Cidades do Novo Jornal:

Os professores aprovados no último concurso do Governo do Estado assinaram o termo de posse na manhã de ontem, último dia do prazo após a publicação no Diário Oficial do Estado do edital de convocação, o que ocorreu no dia 4 de janeiro. Segundo a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), 380 educadores foram convocados para o chamado Polo 1, que abrange Natal e Grande Natal, mas apenas 271 se apresentaram para assumir suas funções em sala de aula. Ao todo, serão empossados, nos próximos dias, 1.162 novos quadros para suprir o déficit da rede estadual de ensino.

Além de disciplinas específicas, também há professores polivalentes, que assumem as séries iniciais, e pedagogos que trabalharão como gestores escolares. Os professores deverão iniciar suas atividades na segunda-feira depois do carnaval, dia 18 de fevereiro, início do ano letivo.
Segundo Isabel Pinheiro, coordenadora de Desenvolvimento Escolar da Secretaria Estadual de Educação, as disciplinas de Matemática, Física e Química ficaram com déficit de profissionais porque não faltou candidatos para ocupar as vagas. Diante da impossibilidade uma nova chamada, o governo poderá realizar contratações temporárias, visto que não há prazo para um novo concurso. A saída ainda está sendo discutida pela pasta. “Há disciplinas que sequer teve candidatos inscritos”, destacou.

Reforma na Escola Estadual Atheneu deve começar em março. (Foto: Eduardo Maia)

Reforma na Escola Estadual Atheneu deve começar em março. (Foto: Eduardo Maia)

A diretora Ana Alice, da 1ª Diretoria Regional de Educação Cultura e Esportes (DIRED), que atende ao Polo 1, explica que o número de convocados não atende a necessidade do sistema, mas que não é possível estipular o número de profissionais necessários por causa das mudanças de quadros por afastamentos ou aposentadorias. Ainda segundo ela, a posse dos professores que foram chamados para outros polos do estado será agendada e realizada pela DIRED responsável por cada região.

A coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN), Fátima Cardoso, convocou os professores já neste primeiro momento para participarem de uma assembleia no dia 18, às 14h, na sede da Associação dos Subtenentes e Sargento do Exército em Natal (Assen), na Avenida Prudente de Morais. O objetivo é discutir as principais reivindicações da categoria, como a convocação do novo quadro de professores.

Fátima lembra que faltam 340 profissionais serem convocados para que o governo cumpra a ação que o sindicato ganhou em setembro de 2012, quando a justiça determinou a convocação dos 1.500 candidatos aprovados. “E isso sem considerar a demanda atual, porque precisamos ver se as matrículas cresceram ou reduziram”, destaca. Ainda segundo Fátima, o sindicato pode entrar com um novo encaminhamento na justiça, dando conta do não cumprimento da determinação, logo após a assembleia da categoria, mas ainda não há um indicativo de greve confirmado.

A professora Daci do Carmo, 38, convocada para ser assumir uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no bairro Gramoré, na Zona Norte, manifestou alegria em tomar posse do cargo, mas já anunciou pretensão de se filiar ao sindicato. “Todo mundo quer ter a segurança de ser concursado. Vou agora me filiar ao sindicato, mas não pretendo fazer greve”, brinca.
A pedagoga Andreia Juliana, 27, será agora professora de séries iniciais no Bairro Nordeste. Acompanhada do marido, compareceu à posse esperançosa diante da chamada de novos trabalhadores da educação, mas acredita que esse é apenas o primeiro passo para a valorização do setor no estado. “Eles disseram que depois do primeiro mês o pagamento se normaliza. Se for como eles disseram, a gente compreende, o problema é quando chegam até quatro meses de atraso”, especula.

Marcelo Silva, 31, professor de história, faz parte do grupo de educadores que fizeram o concurso mas ficaram de fora da lista dos convocados nesta chamada. Segundo ele, há uma incoerência com relação aos convocados, principalmente no Polo 1, visto que foram chamados 230 coordenadores pedagógicos e nenhum professor de português, história ou geografia. Ele conta ter sido convidado pelo diretor de uma das escolas em que trabalha para assumir o turno da manhã porque a professora temporária encerrou o contrato e nenhum professor foi chamado para assumir a função.

A secretaria estadual de Educação, Betânia Ramalho, informou que os professores foram chamados de acordo com a demanda e que o número de aprovados para a área de ciências foi realmente abaixo do que a secretaria precisava, principalmente no Alto Oeste, mas em Natal, com relação as outras áreas, o número supriu as necessidades.

Com relação aos professores que ainda teriam que tomar posse para cumprir a determinação judicial, a secretária informou que o número de professores convocados foi acordado com o Ministério Público, atendendo a demanda necessária para o momento, não havendo, portanto, irregularidade na atual convocação.

A cerimônia de posse dos professores foi realizada no Auditório Angélica Moura, na Secretaria de Estado da Educação, no Centro Administrativo.

Ano letivo promissor

A secretária de Educação Betânia Ramalho afirmou que está apostando muito neste ano letivo. A expectativa é de começar a colher os frutos do planejamento feito desde o início da gestão. O primeiro ponto destacado pela secretária é o novo sistema de matrículas já implementado em 112 escolas estaduais da capital.

O SigEduc, que foi organizado a partir do SIGAA – sistema implementado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – proporciona maior agilidade e facilidade na hora da matrícula, além de dar fim às filas intermináveis nas escolas com maiores demandas de estudantes. O objetivo do governo é que até 2014 todas as 698 escolas do Estado do Rio Grande do Norte tenham o novo sistema.

Ontem foi emitido o primeiro relatório com os alunos que preencheram as vagas de cada escola. Foram divulgados os nomes dos alunos e das escolas em que eles foram pré-matriculados. A partir daí, os pais ou responsáveis terão até amanhã para efetivarem a matrícula, apresentando a documentação necessária à secretaria da escola. O sistema serve para os alunos que não tinham vinculo com o estado. Aqueles que já eram da rede estadual ou estão saindo da municipal já tinha vaga garantida.

Os alunos que não forem selecionados para a primeira ou segunda opção de escola que optaram, participarão de uma re-matrícula. Entre os dias 05 e 06 de fevereiro, eles irão acessar o www.sigeduc.rn.gov.br para escolher uma das escolas que ainda estejam com vagas abertas. Nesses casos, a matrícula é confirmada automaticamente. Os pais ou responsáveis devem imprimir o comprovante de matrícula e entregá-lo junto com a documentação do aluno à secretaria da escola.

“Esse reordenamento a matrícula nos permitirá conhecer as demandas reais da educação. Neste ano, nos esperamos ampliar o sistema para todo o Rio Grande do Norte”, atestou Betânia.

Escolas passam por reforma

As obras de reparo e reforma das escolas são de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura, mas a Secretaria de Educação acompanha de perto todo o processo. Betânia Ramalho ressalta que houve atrasos em algumas obras, mas nestes dois anos de gestão 169 das 698 escolas da rede passaram por reformas ou manutenção.

Este anos, segundo ela, será de grandes investimentos. Há linhas de financiamento com o governo federal que garantem recursos para a construção de quadras, equipamentos e ampliações e reformas.

Uma das reformas que acontecerão neste ano é a do Atheneu Norte-rio-grandense, tão reivindicada. A expectativa é de que as obras comecem agora em março ainda. O projeto prevê a construção de uma área de convivência para os alunos. Os recursos necessários, 2,2 milhões, já foram alocados. “Mais importante que a reforma física é a reforma pedagógica, que é o nosso grande foco agora”, ressaltou Betânia Ramalho.

Com relação às demais escolas, uma novidade para o início do ano letivo é a implementação do Complexo Kennedy, que inclui a Escolinha do Kennedy, a Edgar Barbosa, a Manoel Vilaça e Joaquim Torres, todas localizadas na mesma região.

“Isso vai possibilitar que um aluno iniciando aos seis anos de idade na escolinha do Kennedy possa concluir o Ensino Médio no Edgar Barbosa sem sair do entorno”, afirmou. A implantação do complexo inclui a unificação do projeto pedagógico das instituições, além da utilização comum do auditório e da quadra esportiva coberta.

Com relação à infraestrutura na Educação, Betânia comenta que neste ano serão entregues mais 146 ônibus escolares completando os 266 adquiridos em 2012. A capital, reforçou a secretária, já está autossuficiente em transporte escolar, com a entrega de 25 ônibus. “Nós saímos da dependência dos empresários”, comentou.

Nesta nova demanda, serão contemplados os municípios que não foram beneficiados em 2012, além das cidades que conquistaram o Selo Unicef e aquelas com maior demandas de estudantes.
Foram investidos R$ 24 milhões, do governo na compra de 100 ônibus, em março de 2012.

Outros 20 foram encaminhados pelo Ministério da Educação como bônus pela compra dos 100 primeiros.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.