Projetos ambientais mobilizam cada dia mais empresas no RN

30 de outubro de 2012

Notícia publicada no Jornal de Hoje:

Medir o impacto para o meio ambiente de uma obra antes de começá-la, perseguir certificações de qualidade, elaborar bons projetos de licenciamento, tudo isso, além de economizar milhões para as empresas e somar pontos preciosos para a imagem pública das marcas está alavancando um segmento que até poucos anos atrás tinha que matar dois leões por dia para mostrar seu valor. Trata-se das consultorias especializadas em engenharia ambiental – um ramo para o qual existe hoje um campo vasto de crescimento.

Thiago Negreiros e Carlos Magno,engenheiros especialistas em sustentabilidade ambiental: crescimento com os postos. (Foto: José Aldenir)

É o caso de uma empresa potiguar que comemorou 10 anos de fundação no último dia 23 de outubro e que só nos últimos quatro cresce a impressionantes 100% ao ano. Essa mudança da água para o vinho, porém, não aconteceu do dia para a noite, mas a partir do amadurecimento do mercado para uma realidade irreversível – sem projeto ambiental, não dá. Empresas com sólidos negócios nas mãos morrem na praia todos os dias quando ignoram que o conceito de desenvolvimento sustentável veio para ficar.

Mas, no caso da Qualital, empresa fundada há 10 anos e adquirida pelos hoje sócios Thiago Negreiros Moura e Carlos Magno Soares Teixeira, o reconhecimento veio mais lentamente, sem alarde, por meio de indicações que uma empresa fazia para a outra. “Esses caras são muito bons”, era o que se ouvia à boca pequena. Até que, em 2009, medidas judiciais deflagradas pelo Ministério Público Estadual começou a atingir os postos de gasolina enquadrados como poluidores do lençol freático.

Com uma história de contaminação do solo por nitrito e nitrato que até hoje atormenta a única concessionária de água e esgoto, a Qualital começou a colher os frutos de uma reputação plantada ainda na época em que empresas entregavam a qualquer um o trabalho de assessorar ambientalmente seus projetos.

Hoje, com 20 funcionários e uma estrutura que promete ser pequena nos próximos anos, a empresa de Thiago Negreiros e Carlos Magno é um pouco fruto dos investimentos que os dois – um engenheiro químico e o outro engenheiro civil e mecânico – tiveram que injetar em seus próprios conhecimentos. Só Thiago gastou a bagatela de R$ 50 mil em cursos específicos que lhe permitissem monitorar o trabalho de uma equipe que começava a crescer.

Segundo ele, desde que assumiram a empresa, a ideia não era apenas entregar e monitorar projetos junto aos órgãos ambientais, mas fomentar  projetos sustentáveis justamente para minimizar o impacto ambiental dos empreendimentos comerciais ou industriais. “Projetos verdes são a nossa missão”, resume Thiago.

O desafio foi árduo: criar um mix de serviços em consultoria e treinamento ancorado por projetos ambientais de excelência técnica que priorizasse tudo o que um empresário de futuro quer para o seu negócio – economicidade (nada de jogar dinheiro fora com imprevidência); legalidade e rentabilidade.

Cada procedimento na Qualital obedece a um check list criado especialmente como rotina no trabalho de investigação ambiental, monitoramento da qualidade de solo e ar, até projetos de combate a incêndio e pára raios.

Mas para se viabilizar como um negócio pronto para o mercado, a empresa fechou seu foco sobre as áreas mais carentes do mercado, como empreendimentos imobiliários, postos de revenda de combustíveis, indústrias, salinas e mineradoras, transportadoras de cargas e resíduos perigosos e não perigosos, elem de oficinas automotivas e construtoras.

Hoje, o maior problema enfrentado pela Qualital não é nem lutar contra uma concorrência com outras empresas ou pessoas com pouca qualificação e que trabalham em casa, sem amargar qualquer custo. “Nossa preocupação é incentivar pessoas a se qualificar e ingressar no mercado, já que nossa maior deficiência é justamente esta, falta de gente”, afirma Thiago Negreiros.

Por conta disso, ele mesmo tem se prontificado a gratuitamente ministrar cursos na área ambiental para ter no futuro próximo pessoas qualificadas para assumir todo o trabalho que existe pela frente. “As empresas estão realmente dispostas a superar suas deficiências no campo do desenvolvimento sustentável de seus negócios e, na verdade, já correm para fazer isso”, lembra.

Certificações ISO estão no foco da empresa potiguar

Uma das empresas da lista de executoras do Sebrae no RN, onde presta consultoria em gestão da qualidade e meio ambiente, entre as razões que possibilitaram um crescimentos de 400% da Qualital nos últimos quatro anos foi saber esperar que o mercado estivesse maduro para compreender a importância do trabalho que ela tinha para oferecer.

Agora, a preocupação maior dos sócios é não inchar a base de clientes e perder a qualidade.

“Acho que esse é o bom combate que toda a empresa trava quando percebe que os clientes começam a ouvir o que ela tem a dizer”, argumenta o engenheiro Carlos Magno, sócio da empresa. Hoje, a Qualital trabalha na prioridade de incorporar três certificações ISO à própria empresa – a 9.000, a 18.000 e a 14.000.“Queremos fazer isso antes de introduzir essas certificações em nossos clientes”, explica Thiago  Negreiros Moura, o outro sócio.

Entre as prioridades da    Qualital, neste momento, está completar o cadadastro que permiritá integrá-la ao seleto grupo de fornecedores da Petrobras . “Para nós, trabalhar para uma companhia global como a Petrobras, sem dúvida, coroaria todo um esforço empreendido nesses últimos 10 anos”, avalia Thiago.

Construída à base de uma propaganda pessoal, onde as indicações circulavam de um cliente para outro futuro cliente, a     Qualital já iniciou um processo de reavaliação do seu poder de absorver contratos antes de aceitar novos projetos. “Precisamos com urgência qualificar mais colaboradores e reforçar a idéia de que a qualidade é a base de tudo”, reitera Thiago Negreiros.

Clique aqui para ver a publicação original 

 

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.