Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Reunião discute plano para controlar superpopulação de gatos em Natal

17 de abril de 2013

Notícia publicada no portal No Ar:

Encontrar soluções para acabar com o problema do abandono de gatos nas ruas da cidade e promover ações de controle populacional dos felinos foi o objetivo da reunião que aconteceu na manhã desta terça-feira, 16, na secretaria adjunta de Gestão Ambiental da Semurb.

Atualmente Natal enfrenta um problema com o grande número de gatos abandonados nas ruas, que prejudicam a saúde publica. Alem disso, esses animais estão sujeitos aos maus tratos, a fome, e são potenciais vetores de doenças. Os pontos mais críticos estão nas avenidas Engenheiro Roberto Freire , Omar O’grady nas proximidades do Parque da Cidade e no Campus da UFRN.

Foto: www.anda.jor.br

Foto: www.anda.jor.br

Durante a reunião os representantes de um grupo de defesa dos animais formado pelas jornalistas Margot Ferreira e Denise Azevedo, e pelo comerciante Marcelo Morais discutiu junto aos técnicos da secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ações voltadas para a criação de uma campanha educativa com vistas a estimular a guarda responsável e a castração voluntária de gatos domiciliados.

De acordo com o supervisor geral de fiscalizaçao da Semurb, Leonardo Almeida, as primeiras castrações seriam feitas com os gatos abandonados nas ruas nesses pontos críticos e posteriormente eles seriam disponibilizados para a adoção.

Para tanto, ficou definido a elaboração de um projeto com todas as diretrizes. Algumas sugestões foram propostas como a implantação de um trailer que percorreria as zonas da cidade oferecendo o serviço ou a criação de um ponto fixo para fazer o procedimento.

O grupo defende a castração para controlar a superpopulação de gatos. Margot Ferreira explica que um único casal de gatos pode chegar em seis anos a ter 66 mil descendentes. “Nos estamos pedindo o apoio ao poder publico para dar suporte a esse trabalho, que já foi iniciado por nos recolhendo dinheiro com bazar e que conseguiu castrar 60 animais”, disse.

Uma nova reunião foi agendada para a próxima terça-feira (23), para discutir a proposta do projeto e fechar um possível plano ação.

Clique aqui para ver a publicação original 

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.