Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

RN e instituto alemão firmam parceria para criação de Campo de Teste em Energia Solar

21 de junho de 2013

Notícia publicada no portal No Ar:

A missão de autoridades e empresários do RN à Feira Inter Solar Europe, em Munique, na Alemanha, foi a decisão de um acordo entre o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (SENAI/CTGás-ER) e o Fraunhofer ISE, maior instituto de pesquisa de energia solar na Europa.

Foto: envolverde.com.br

Foto: envolverde.com.br

“Firmamos com o diretor do Fraunhofer ISE, Karin Schneidaer, o compromisso de uma parceria na qual iremos disponibilizar o CTgás-ER, infraestrutura e laboratórios, para o início dos estudos para implantação de um Campo de Teste em Energia Solar. Além disso, também nos comprometemos a ceder o terreno do Centro para instalação, o que no futuro poderá gerar um Centro de Informação em Energia Solar e em longo prazo, um Centro de Inovação”, disse Amaro Sales, presidente da Federação das Indústrias do RN.

Karin Schneidaer confirmou a satisfação de manter essa parceria com o SENAI/CTGás-ER. “Podemos fazer um planejamento dos custos para concretização das ações desse acordo, e também de como fazer, de forma a adequar nossa expertise à realidade climática do seu Estado”, afirmou o diretor.

O Instituto Fraunhofer realiza pesquisas sobre a tecnologia necessária para fornecer energia de forma eficiente e de uma forma ambientalmente saudável nos países industrializados e nos países em desenvolvimento. “Para esta finalidade, o Instituto desenvolve sistemas, componentes, materiais e processos nas áreas de uso térmico da energia solar, edifício solar, células solares, fontes de alimentação elétricas, conversão de energia química, armazenamento de energia e uso racional de energia”, explicou Schneidaer.

Ele disse ainda que o Instituto trabalha com investigação científica, que é fundamental para os projetos de energia solar, através do desenvolvimento de tecnologia de produção e protótipos, para a construção de sistemas de demonstração.

Nesse caso o Instituto, vai informar e fornecer know-how e meios técnicos para viabilizar a iniciativa do Sistema FIERN. Amaro Sales se comprometeu também de enviar na próxima semana para o Instituto, um documento para a formalização das decisões tomadas na reunião de hoje.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.