Secretários de Natal atuaram em esquema de corrupção, afirma Ministério Público

19 de outubro de 2012

Notícia publicada no portal G1 RN:

Às vésperas de encerrar o mandato – e com um índice de rejeição superior a 92%, segundo pesquisa Ibope publicada em setembro -,  a administração da prefeita de Natal, Micarla de Sousa, foi supreendida na manhã desta quinta-feira (18) com a notícia de que o procurador-geral de Justiça, Manoel Onofre de Souza Neto, havia confirmado ter pedido ao tribunal, na semana passada, o afastamento da chefe do Executivo Municipal. Onofre alega ter fortes indícios de participação da prefeita nos esquemas de corrupção no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que culminaram com a deflagração da Operação Assepsia em junho deste ano. Mais tarde, em coletiva à imprensa, o procurador-geral afirmou que mais dois secretários municipais estão envolvidos no mesmo esquema.

Procurador-geral de Justiça, Manoel Onofre de Souza Neto. (Foto: portalcostabranca.com)

Jean Valério Gomes Damasceno, que atualmente é o titular da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo da FIFA (Secopa), e João Bosco Afonso, que responde pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), foram citados pelo Ministério Público Estadual como participantes do arranjo corruptivo. A coletiva foi realizada no final da manhã.

Além deles, o marido de Micarla de Sousa, o radialista Miguel Weber, também teria atuação no suposto esquema. Manoel Onofre Neto, entretanto, não detalhou como cada um teria participado. “O processo corre sob segredo de Justiça”, justificou.

Por telefone, Jean Valério disse ao G1 que está tranquilo. “Eu nem queria me pronunciar sem antes conhecer as informações, o conteúdo do documento do Ministério Público no qual meu nome é mencionado. Mas, ressalto que estou muito tranquilo”, resumiu o secretário municipal da Secopa.

Jean Valério assumiu a pasta de Comunicação Social no início do mandato de Micarla de Sousa, em 2009. De lá, migrou para a Secopa numa das reformulações no quadro de secretários feitas pela prefeita ao longo da sua gestão.

Jean Valério (Foto: Reprodução/Prefeitura do Natal)

Também por telefone, Bosco Afonso, da Semurb, relatou que nada teme. “Meus sigilos fiscal e bancário estão à disposição da Justiça. Não tenho nada a temer”, destacou.

Questionado se tinha conhecimento sobre os motivos pelos quais o Ministério Público Estadual o mencionou como um dos participantes do esquema de corrupção, Bosco Afonso respondeu que é devido à proximidade que mantém com a família e com a própria Micarla de Sousa.

Bosco Afonso foi funcionário da empresa que pertence à prefeita e assumiu a titularidade da Urbana e, em seguida, da Semurb, logo que Micarla de Sousa chegou à chefia do Executivo Municipal, em 2009.

Sobre a participação nas fraudes, ele nega qualquer acusação. “Eu não participei da contratação de nenhuma das organizações sociais. Até porque não faziam parte da minha área de trabalho”, asseverou.

Além da prefeita, o procurador-geral de Justiça pediu o afastamento de Jean Valério e Bosco Afonso dos cargos públicos que ocupam.

O Ministério Público Estadual ainda citou o marido de Micarla de Sousa, Miguel Weber, como um dos atuantes no esquema de corrupção em licitações na SMS. O G1 tentou localizar o radialista, mas não obteve êxito.

Durante coletiva de imprensa, Manoel Onofre de Souza Neto esclareceu que o afastamento dos secretários municipais das suas respectivas funções públicas é de suma importância para que as investigações não sejam prejudicadas. Em menos de um ano, pelo menos seis representantes da Prefeitura de Natal, entre ex e atuais secretários – além de procuradores municipais – foram denunciados à Justiça por supostas participações em esquemas de corrupção.

Clique aqui para ver a publicação original

Micarla de Sousa nega envolvimento na Operação Assepsia

Notícia publicada no portal Nominuto.com, por Diógenes Dantas:

Atual prefeita de Natal, Micarla de Souza. (Foto: maxbezerra.com)

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), divulgou nota hoje à noite para comentar o pedido do Ministério Público à Justiça para que ela se afaste da aministração municipal.

Segundo o MP, Micarla, o marido Miguel Weber e dois secretários estão envolvidos na Operação Assepsia. A prefeita nega as acusações. Leia a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A respeito de declarações feitas pelo procurador-geral do Ministério Público Estadual e do pedido do meu afastamento do cargo de prefeita, quero manifestar o meu veemente repúdio a toda e qualquer insinuação ou o que quer que seja de envolvimento com corrupção. O Rio Grande do Norte me conhece, sabe quem eu sou, de onde eu vim e também conhece aqueles que usam de instrumentos como este para usurparem dinheiro público. Nunca, nestes oito anos em que exerço mandato eletivo, tive qualquer mancha na minha vida pública.

O Rio Grande do Norte também sabe que eu nunca fiz parte de grupos envolvidos com corrupção, esquemas ou conluios. Muito pelo contrário. Se hoje enfrento tamanhas dificuldades como política e gestora, deve-se ao fato de em vários momentos ter me negado a compactuar com atos delituosos, historicamente adotados na política.

É estranho que quando faltam apenas 72 dias para o encerramento deste ciclo da minha vida, fato como este seja colocado, de uma operação cujas investigações datam de mais de 700 dias.

Reafirmo que não vejo motivo para o pedido do meu afastamento do cargo e de intervenção na administração do Município de Natal. Quanto à decretação da quebra do meu sigilo fiscal, bancário e telefônico, esclareço que, como pessoa pública, todos os meus dados estão e sempre estiveram à disposição da Justiça e das instituições.

Reitero que tudo que tenho na vida foi construído à base de trabalho, esforço pessoal e muita determinação.

Creio na justiça dos homens, mas principalmente na de Deus, que me conhece como ninguém e sabe do meu caráter.

Natal, 18 de outubro de 2012

Micarla de Sousa
Prefeita de Natal

Clique aqui para ver a publicação original

 

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.