Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Segurança pública do RN apresentam balanço positivo da Operação Carnaval

14 de fevereiro de 2013

Notícia publicada no caderno Estado do Jornal DeFato:

As Policias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, SAMU e ITEP apresentaram na manhã desta quinta-feira (14) o balanço da Operação Carnaval 2013, no Centro Administrativo, em Natal. Os números apresentados mostram um balanço extremamente positivo da Operação Carnaval, que teve início na última sexta-feira (8) e seguiu até às 6h desta quarta-feira (13), em uma ação conjunta planejada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed).

Representantes da segurança pública fazem balanço do Carnaval. (Foto; Joana Lima)

Representantes da segurança pública fazem balanço do Carnaval. (Foto; Joana Lima)

Os dados mais significados estão nas ocorrências nas estradas do Rio Grande do Norte. Nos dias de folia houve uma redução de 50% no número de óbitos por acidentes de trânsito, passado de 16 para 8, se comparado ao carnaval do ano passado.

“Essa redução, sem sombra de dúvidas, aconteceu principalmente por um trabalho em conjunto dos órgãos de segurança e pela maior rigidez da Lei Seca, que inibiu muitos motoristas e mostrou que definitivamente bebida e direção não combinam”, disse o comandante do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), coronel Francisco Canindé de Freitas.

O CPRE contabilizou ainda a realização de 850 testes de bafômetros, dos quais 69 condutores foram autuados por dirigir sob efeito de álcool e 55 conduzidos à Delegacia de Polícia Civil por crime de embriagues ao volante. “Tivemos um aumento de 203% testes de etilômetros realizados em todo o Estado”, frisou o comandante do CPRE.

Com 3500 policiais nas ruas a PM conseguiu apreender 252 pedras de crack, 14 armas de fogo e 352 gramas de maconha. Em relação ao ano passado, houve um aumento de 79% na apreensão de pedras de crack.

“Realizamos um trabalho ostensivo, colocamos nossos policiais nas ruas, equipamos os pontos estratégicos da folia, estivemos com 13 delegacias funcionando 24h e o resultado foi esse balanço extremamente positivo”, disse o titular da Sesed, Aldair da Rocha. Ainda segundo o secretário, 23 homicídios foram registrados em todo o Estado durante o carnaval, sendo 12 em Natal.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros fez vistoria e monitoramento em 52 eventos carnavalescos espalhados pelo Estado. Segundo o comandante geral da Corporação, coronel Elizeu Dantas, o número de ocorrências caiu de 327 para 248 e houve aumento de 68% na fiscalização, só na Região Metropolitana.

O número de vítimas de afogamentos resgatadas com vida subiu de sete para quatro. “Tivemos um trabalho de ampliação de oito para 18 postos de guarda-vidas e isso contribuiu para esse resultado”, frisou.

Em relação ao número de óbitos por afogamento a queda foi de seis para quadro, sendo uma registrada na Praia do Meio, que vitimou uma criança de cinco anos.

SAMU

Graças ao trabalho conjunto dos órgãos de segurança pública, o coordenador estadual do SAMU, Luiz Alberto Fonseca, destacou que no número de ocorrências caiu no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. “ Em todo o carnaval foram 578 ocorrências no SAMU Metropolitano, sendo 275 atendidas com viatura e 303 através de orientação. É importante frisar que tivemos uma redução  de 35% de acidentes de trânsito com trauma passando de 43 para 28”, lembrou.

No maior hospital de trauma do Rio Grande do Norte também houve redução no número de entradas durante o carnaval, passando de 1088 para 954. “Só nas entradas por acidentes de trânsito no Walfredo a redução foi de 15%”, destacou Luiz Alberto.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.