Notícia publicada no portal No Ar:
Os turistas que desembarcarem no Rio Grande do Norte em função dos jogos da Copa do Mundo FIFA 2014 serão estimulados a conhecer os atrativos e provar os sabores de uma das regiões mais características do estado. O Roteiro do Seridó é um dos 23 roteiros rurais integrantes do projeto Talentos do Brasil Rural, uma parceria entre o Sebrae, o Ministério do Turismo e o Ministério do Desenvolvimento Agrário. A ideia é incentivar a visitação de empreendimentos rurais , da agricultura familiar, que estão a, no máximo, três horas das 12 cidades-sede da Copa.
Com isso, espera-se valorizar a identidade cultural da região, promover a geração de emprego e renda e, ao mesmo tempo, agregar valor à produção de grupos locais.
No caso do Roteiro do Seridó, estão incluídos cerca de 20 empreendimentos e atrativos, abrangendo oito municípios seridoenses, onde os turistas poderão ver a produção de queijos de manteiga e coalho, doces, biscoitos e carne de sol. Tudo isso aliado aos atrativos naturais e culturais da região, como os sítios arqueológicos e geológicos, açudes e museus, além da exuberante paisagem natural com sua fauna e flora.
O Roteiro do Seridó foi criado em 2005, através de uma parceria entre o Sebrae no Rio Grande do Norte e Secretaria Estadual de Turismo (Setur), para fortalecer a identidade regional e criar alternativas ao binômio sol e mar, por meio de opções temáticas, como turismo de aventura, cultural, arqueológico e pedagógico. Os empresários e colaboradores dos empreendimentos foram capacitados e roteiro divulgado entre os agentes de viagens.
Entre os empreendimentos do roteiro que ofertado via Talentos do Brasil Rural, está o Sítio Santa Izabel, em Currais Novos. O casal proprietário, Chicão e sua esposa Aparecida, investe em tecnologia de melhoramento genético do rebanho e o plantio de palma para o uso durante as estiagens prolongadas. Agregam valor ao leite obtido na fazendo produzindo pamonha, canjica, doces.
Também no município, o visitante pode conhecer a comunidade Quandu, onde as mulheres transformaram a realidade da localidade com a produção e o fornecimento de produtos da Agricultura Familiar para os programas de compras governamentais. Fruto do associativismo, elas fundaram a Associação das Mulheres Produtoras Rurais que mobiliza o grupo e gera resultados para a comunidade.
No mesmo roteiro, também é possível conhecer o Sítio Totoró que concentra algumas formações geológicas de interesse pedagógico. O trajeto inclui ainda negócios como agroindústrias queijeiras, empresas de beneficiamento de frutas, pousadas de charme e restaurantes regionais, que também servem de atrativos para turistas do Brasil e do exterior.
Agendamento
“O projeto Talentos do Brasil Rural visa inserir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, agregando valor à oferta turística brasileira. Por isso, buscamos valorizar e potencializar a produção rural do Seridó”, explica o gestor do projeto Sebrae 2014 – Turismo no Rio Grande do Norte, Yves Guerra. Segundo ele, o roteiro pode ser personalizado de acordo com as preferência e disponibilidade de tempo do visitante, podendo variar de dois a quatro dias. A recomendação é o turista procure uma agência de viagem, guia ou condutor local para traçar o roteiro, já que, em alguns empreendimentos, é preciso um agendamento prévio.
Em todo o Brasil, são cerca de 400 empreendimentos em 54 municípios fazem parte do projeto Talentos do Brasil Rural. Os roteiros, que foram escolhidos por meio de chamada pública, foram mapeados, apresentados ao mercado turístico e receberam consultoria especializada e apoio à comercialização. Um dos requisitos para escolha é que o roteiro possa ser percorrido a, no máximo, três horas de uma das 12 capitais-sedes da Copa do Mundo, considerando meio terrestre ou aquaviário.
Clique aqui para ver a publicação original
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.