Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Térmicas reduzem ritmo de geração de energia no RN

1 de abril de 2013

Notícia publicada no blog Economia do RN por Aldemir Freire:

No final do ano passado, em função da queda do volume de água armazenada nos principais reservatórios de geração elétrica do país, o governo federal optou por ampliar a geração termelétrica de energia, aumentando a produção das térmicas a gás e despachando também as usinas movidas a óleo diesel (mais poluentes e mais caras).

Em função desse movimento a usina termoelétrica Jesus Soares Pereira (antiga Termoaçu), localizada no município de Alto do Rodrigues/RN, praticamente triplicou seu patamar de geração elétrica.

Foto: Blog do Aldemir Freire

Foto: Blog do Aldemir Freire

Também começaram a ser despachadas as duas térmicas (Potiguar e Potiguar III)  a óleo diesel localizadas no município de Macaíba/RN. De zero de produção essas  duas usinas chegaram a produzir,  em conjunto, cerca de 100 mwhmédio.

Junto com a produção eólica o estado passou a produzir em média 500 mwh. Todavia, a partir de fevereiro o ritmo de geração das térmicas localizadas no estado está progressivamente caindo. A Jesus Soares Pereira já reduziu sua produção de cerca de 300 mwh para algo em torno de 130 mwh. As térmicas a óleo  tiveram um corte de mais de 50% na sua geração, hoje produzem pouco mais de 40 mwh.

Acredito que em breve as térmicas a diesel serão desativadas. A produção termelétrica ficará restrita à  Jesus Soares Pereira, cujo vapor utilizado para mover as turbinas é posteriormente injetado nos poços de petróleo da Petrobras e tem possibilitado, temporariamente, reverter a curva de queda da produção petrolífera local.

Ainda temos, porém, alguns parques eólicos no estado cuja energia gerada não está sendo lançada no sistema pela ausência de uma linha de transmissão. Promessas da CHESF são de que até o final do ano essa linha estará construída.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.