Terminal marítimo de passageiros de Natal começa a ser erguido

4 de maio de 2012

AS OBRAS DO  Terminal Marítimo de Passageiros começam a ser executadas hoje, dois minutos após a assinatura da ordem de serviço. A previsão é da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), que recebe, nesta manhã, o Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, para autorizar oi cialmente a primeira ‘pá de concreto’ no local. A obra total é avaliada em R$ 49,321 milhões e tem prazo de conclusão de 16 meses.

De acordo com o diretor-presidente da Codern, Pedro Terceiro de Melo, o canteiro de obras já está pronto, e parte dos operários, cerca de 50, já está no local. O fato é que depois de várias intervenções judiciais, que adiaram o edital por meses, a obra eni m sairá do papel. A construção do terminal é de responsabilidade da Constremac. A empresa paulista venceu o certame com uma oferta R$ 1,6 milhão abaixo do previsto no edital.

Quando estiver concluído, terminal também será ponto turístico

A obra contempla uma série de intervenções. E vai ser iniciada, segundo Terceiro, pela revitalização do antigo frigoríi co localizado na Rua Chile. O prédio tombado fica ao lado de onde será a entrada do Terminal para os visitantes potiguares. Paralelo a isso, será realizada a demolição do antigo galpão que dará lugar ao terminal em si.

O edificío terá dois andares e uma área total de 5.060m2. Lá funcionarão o salão de atendimento ao turista, áreas de exposições culturais (pinturas, shows de música e danças típicas) e um restaurante com capacidade para 325 pessoas. O prédio ainda contará com um terraço de vista panorâmica para o Rio Potengi. Toda a estrutura terá capacidade para 3.255 turistas.

No pacote de obras a serem finalizadas até agosto de 2013, ainda há a ampliação do cais no berço 1 do Porto de Natal para receber os navios de passageiros, passando de 209 metros para 236 metros de extensão. Também será implantado um doli m com passarela de acesso e uma retroárea com 986 metros quadrados. Os navios de passageiros que poderão atracar no terminal são aqueles com até 250 metros de comprimento, 30 de largura e 9 de calado.

O presidente da Codern ressaltou ainda que as obras não irão atrapalhar as operações portuárias, porque a localização da área reformada já permite isso. “Mexe um pouco com uma das entradas, mas temos outras que podemos usar e o galpão que será demolido já era pouco utilizado. Além disso, como fica tudo muito à margem, não atrapalha”, ressaltou. É que todo o projeto em torno do terminal está localizado no canto esquerdo do porto, deixando livre todo o espaço restante.

A presença do Ministro dos Portos em Natal é para o diretor-presidente da Codern uma prova de que tem se dado ultimamente mais atenção aos portos de um modo geral. “E eu acho que essa determinação partiu do próprio gabinete da Presidente Dilma (Roussef ). Estão investindo muito no setor”, completou. A obra do Terminal Marítimo de Passageiros está no Programa de Aceleração do Crescimento (Pac) da Copa de 2014

Para Pedro Terceiro, a principal vantagem do Terminal Marítimo de Passageiros é que ele pode vir a ser um novo ponto turístico para Natal, assim como, um impulsor para o desenvolvimento da Ribeira. O presidente da Codern explicou que o espaço será aberto também para os natalenses. “Vamos ter apresentações musicais e folclóricas. Além disso, o pôr do Sol do Potengi, que será o nosso principal atrativo”, declarou, ressaltando, no entanto, que não há ainda nenhum estudo de quantas pessoas devem passar pelo local.

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.