Notícia publicada no portal No Ar:
O Porto de Natal receberá no próximo dia 18 o primeiro navio de cruzeiro da temporada de fim de ano. No entanto, o terminal de passageiros, que foi concluído em julho deste ano ainda não estará funcionando. De acordo com Hanna Safieh, diretor técnico comercial da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), ainda falta uma autorização por parte da Secretaria de Portos para que a estrutura seja oficialmente liberada e inaugurada.
Segundo o diretor técnico, uma solicitação já foi encaminhada à Secretaria, porém nenhum prazo foi definido. “Encaminhamos essa solicitação e eles nos pediram para aguardar o término do período eleitoral, mas até agora nenhuma sinalização foi dada”, disse ele.
Além disso, a Codern aguarda a liberação de um arrendamento da área do terminal que fica aberta ao público. Essa liberação depende da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que também não informou quando essa liberação será feita.
A obra contou com investimentos na ordem de R$ 72 milhões e tem como objetivo na receber turistas que chegarem à capital potiguar em cruzeiros. “O porto receberá este cruzeiro, mas o terminal não poderá ser utilizado pelos passageiros”, disse Hanna Safieh.
Estrutura
Com o terminal, Natal poderá receber cerca de três mil pessoas, que chegarem à capital potiguar em navios de cruzeiro. O local conta com estrutura capaz de abrigar bares, restaurantes, lojas de artesanato, balcões de atendimento, escritórios de órgãos públicos – como Anvisa, Polícia Federal e Juizado de Menores –, ambulatório médico, restaurante e salão de exposições.
A obra inclui um novo prédio de dois pavimentos, erguido próximo ao largo da Rua Chile, a ampliação do cais e a instalação de um dolfin de amarração, ao qual poderão ser atados navios de até 250 metros. Também está prevista uma balsa flutuante, para possibilitar o desembarque de turistas que chegarem à cidade em grandes navios.
Clique aqui para ver a publicação original
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.