Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Vans adaptadas orientam turistas sobre serviços da cidade

21 de março de 2013

Notícia publicada Cidade do Jornal de Hoje:

Turistas e demais frequentadores das praias do Meio e do Forte ganharam um novo centro de informação sobre os principais serviços da cidade com a chegada do segundo box móvel da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde). Trata-se de uma van adaptada que fornece, todos os dias, das 08h às 17h, horários, preços e itinerários de ônibus e passeios de bugre, hospitais mais próximos, distância e como chegar aos locais mais requisitados, além de indicações de hotéis e pousadas. A parceria com a iniciativa privada, que envia material publicitário, iniciou em janeiro, com a primeira unidade em Ponta Negra.

Quatro estagiários se revezam no atendimento. A partir de abril, os contratos assinados com universitários matriculados no 2º ano do 4º período exigirão o domínio de um idioma (preferência por inglês e espanhol). Para o chefe de setor de informações turísticas da Seturde, Paulo Macêdo Filho, a van oferece um tipo de apoio que vai além de mero guia turístico. “Aqui vem muito estrangeiro, principalmente portugueses, espanhóis, argentinos e uruguaios. Eles querem saber de tudo, desde locais mais seguros, cuidados a serem tomados na cidade, até chegar à Pipa”.

Com um box fixo na Ponta do Morcego, na praia dos Artistas, o pacote de informações oferecido pelo poder público aos visitantes. (Foto: Wellington Rocha)

Com um box fixo na Ponta do Morcego, na praia dos Artistas, o pacote de informações oferecido pelo poder público aos visitantes. (Foto: Wellington Rocha)

Com um box fixo na Ponta do Morcego, na praia dos Artistas, o pacote de informações oferecido pelo poder público aos visitantes ganha o reforço da van em um ano crucial para a organização da Copa do Mundo na capital potiguar. O corredor turístico armado entre a avenida Presidente Café Filho e a Redinha prevê investimentos de R$ 11 milhões para a reforma do calçadão em um novo projeto paisagístico, construção de banheiros e estações policiais, padronização de quiosques, instalação de placas de sinalização e outras intervenções urbanas no logradouro onde será realizada a Fun Fest (festa para 20 mil pessoas no mês anterior e seguinte ao Mundial).

Tudo fora do papel, a estrutura contempla ainda a Marina de Natal, cuja construção está emperrada há anos. Para o secretário de turismo do município, Fernando Bezerril, “a cidade quer a Marina. O potencial náutico de Natal é enorme e virou uma de nossas prioridades. Costumo dizer que não temos dinheiro, mas sabemos quem tem. Um bom projeto atrai patrocinadores. Cada barco na marina gera cinco empregos diretos. Fora os indiretos. Por isso, temos encaminhado um projeto de capacitação e aproveitamento de jovens nesses empregos. Estamos muito confiantes que isso sairá do papel”.

A mesma empolgação do secretário surge ao falar da reforma do Hotel Reis Magos, vendido para um grupo pernambucano e que até agora permanece um paiol de lixo e marginais. O prefeito Carlos Eduardo Alves deu um prazo de 90 dias para os empresários definirem a situação, sob pena de ver o prédio desapropriado – uma grande área de lazer ocuparia o terreno, com maior serventia para a população dos bairros circundantes.  “Natal deu as costas não só para o rio Potengi, mas para o mar. Até a santa da Pedra do Rosário está de costas. Temos urgência em mudar esse cenário”.

Enquanto aguarda a chegada de mais quatro vans para espalhá-las em outras regiões de Natal, o secretário Fernando Bezerril fala sobre a importância das vans de informação e do que sua pasta planeja o futuro. “Existem dois momentos que o receptivo tem um grande fluxo no Forte dos Reis Magos: um entre às 9h e 11h, outro, às 16h. Nessa hora, a van vai até o turista para fornecer as informações que ele precisa, com folders e materiais que ajudam na propaganda boca a boca, que é a melhor inventada até hoje”.

Diante do esfacelamento do calçadão de Ponta Negra, a preocupação da Prefeitura, segundo o secretário, é recuperar a área e garantir a segurança pública, um dos itens mais observados por quem decide pagar por uma viagem. “Sem segurança, não existe turismo. Aqui na praia do Meio, está tudo monitorado. Pode até acontecer um furto ou assalto, mas o sujeito é preso em cinco minutos. E estamos felizes com os R$ 7 milhões que serão liberados para Osair Vasconcelos [secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social] instalar câmeras em vários pontos da cidade ligados à Copa. Com as obras que faremos, posso dizer que essa orla vai mudar”.

Clique aqui para ver a publicação original

 

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.