Veja como ficará o trânsito com início das obras de mobilidade em Natal

2 de outubro de 2013

Notícia publicada no portal G1 RN:

As obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo devem começar na semana que vem em Natal. Enquanto isso, as ruas para onde o trânsito será desviado já passam por mudanças para receber o fluxo de veículos. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) acredita que as primeiras semanas serão complicadas para os motoristas.

Foto: g1.globo.com

Foto: g1.globo.com

As interdições começam pelo cruzamento da rua Raimundo Chaves com a avenida Prudente de Morais, que ficará fechado para a construção de um túnel. A avenida Prudente de Morais também será interditada no sentido do bairro Candelária para o centro, no trecho entre a rua Raimundo Chaves até a rotatória da Arena das Dunas.

A Semob informa que o trânsito do trecho será desviado para a rua Militão Chaves, que passou por reparos e foi asfaltada. A rua Morais Navarro também passa por mudanças para receber os carros que descem do viaduto Quarto Centenário. Atualmente é proibido dobrar a direita na descida do viaduto, mas como a avenida Lima e Silva estará interditada, os motoristas serão obrigados a seguir pela Morais Navarro.

“As duas ou três primeiras semanas serão mais complicadas. Depois disso as pessoas começam a procurar alternativas. É quando esperamos que comece a diminuir um pouco o fluxo em torno das interdições”, afirma Carlos Eugênio. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), as obras precisam ser iniciadas ainda neste mês para que fiquem prontas em maio de 2014.

Clique aqui para ver a publicação original

Em inspeção, TCU aponta risco das obras de mobilidade em Natal não serem concluídas antes da Copa

Notícia publicada no blog Panorama Político por Anna Ruth Dantas:

O Tribunal de Contas da União (TCU) verificou a regularidade da concessão de financiamentos da Caixa Econômica Federal (CEF) para as obras de mobilidade urbana em Natal (RN), relacionadas à Copa do Mundo de Futebol de 2014. O foco da fiscalização foram os primeiros desembolsos realizados pela Caixa, para atender as obras de integração do aeroporto com a Arena das Dunas e da Arena com o Setor Hoteleiro. O valor total financiado é de R$ 293 milhões.

A obra está prevista para ser realizada em três lotes. A primeira meta compreende desvios de tráfego e, segundo o relatório do TCU, já está licitada e contratada. Os serviços foram executados em meados de 2012 e, desde então, nenhuma outra obra foi realizada. O município está concluindo o processo licitatório dos outros dois lotes.

Segundo o TCU, os projetos têm sofrido mudanças sucessivas e existem pendências em relação a desapropriações e questões ambientais. De acordo com o relator do processo, ministro Valmir Campelo, esses fatos não dão certeza do término do empreendimento antes da Copa. “O risco é de a competição iniciar com canteiros de obras em pleno ambiente urbano, obstando o livre fluxo de pessoas durante o mundial”. O município sustenta que entregará as obras até maio de 2014.

De acordo com resoluções do Senado Federal e do Conselho Monetário Nacional, mesmo que os empreendimentos não fiquem prontos anteriormente à Copa, estados e municípios continuarão a gozar da excepcionalidade de não incluir empréstimos em seus limites de dívida pública, e poderão manter as operações financiadas por meio do programa ProTransporte.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.