Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Venda de automóveis aquece setor no RN

6 de julho de 2012

O ambiente animador das concessionárias se confirmou com o emplacamento de 3.024 automóveis em junho no Rio Grande do Norte. O número cresceu 35% frente a maio e 55,24% quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Beneficiado pela redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), o setor experimentou uma alta que também é aguardada para julho e agosto com a continuidade da medida do governo federal. Os dados e a expectativa são do Sicodern (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do RN), seccional estadual da Fenabrave (Federação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Além da redução do IPI para os automóveis, a queda nos juros nos bancos também ajudou. (Foto: carrosusadosbh.com.br)

De acordo com o diretor jurídico da Fenabrave/RN, Marcelo Macedo, o crescimento se deveu a dois fatores. Além da redução do IPI para os automóveis, a queda nos juros nos bancos também ajudou. “Quando os bancos oficiais baixaram as taxas de juros, os bancos privados tiveram de acompanhar. Isso não deixa de ser uma forma atrativa para o consumidor que quer trocaro carro”, avalia. A forte alta registrada nos automóveis puxou o número total de veículos emplacados no estado. Incluindo comerciais leves, caminhões, ônibus, motos, entre outros, a conta fechou em 6.226 emplacamentos.

O gerente comercial da Fiat Autobraz, Luiz Carlos Zonta, contabiliza uma evolução de 50% no mês de junho. A concessionária trabalhava com a meta de vender 200 carros de estoque, no entanto comercializou 300. O novo Uno e o Palio se destacaram, respondendo pela metade dos emplacamentos. Para os meses subsequentes com IPI reduzido, Zonta acredita em um ritmo mais leve. “Acreditamos que ainda será forte, porém deve reduzir um pouco na comparação com junho”.

O diretor jurídico da Fenabrave/RN lembra que desde o início do ano o setor vinha em retração no RN, acompanhando a tendência principalmente regional. Para Luiz Carlos Zonta, da Fiat Autobraz, o mercado precisava mesmo de alguma ação para se recuperar. “Mês a mês o mercado estava esfriando. Começou pelos carros de entrada e já chegava aos intermediários”, acrescenta.

Automóveis

Junho 2012
3.024

Maio de 2012
2.240

Junho de 2011
1.948

O crescimento foi de 35% em relação a maio e 55,24% na comparação com junho do ano passado.

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.