'Arena aumentará potencial turístico', diz Dilma sobre novo estádio de Natal

23 de janeiro de 2014

Notícia publicada no portal G1 RN:

“Este estádio é tão bonito quanto Natal. A Arena das Dunas vai contribuir para aumentar o potencial turístico de Natal”. As palavras são da presidente Dilma Rousseff durante a inauguração do novo estádio da capital potiguar para a Copa do Mundo nesta quarta-feira (22). A chefe do Executivo Federal colocou o estádio como parte do legado do Mundial, citando ainda as obras de mobilidade urbana e de drenagem que acontecem na cidade.

“Ele é importantíssimo porque vai ter jogos de futebol, principalmente de ABC e América, mas também vai poder receber convenções, reuniões e encontros”, acrescenta a presidente, que  exaltou os empregos gerados na construção, incluindo operários que são apenados do sistema carcerário potiguar. “Além de tudo, saiu 3% abaixo do preço orçado”, disse Rousseff sobre o estádio que custou R$ 423 milhões.

Dilma Rousseff inaugura Arena das Dunas (Foto: Augusto Gomes/G1)

Dilma Rousseff inaugura Arena das Dunas (Foto: Augusto Gomes/G1)

Quando o assunto foi futebol, a presidente lembrou jogadores brasileiros que marcaram época na seleção brasileira nas Copas do Mundo. A paixão do brasileiro pelo esporte, além de nomes de atletas e treinadores foram citados por Dilma, que mais uma vez intitulou o Mundial de 2014 como a ‘Copa das Copas’.

“Esse é o país do futebol. Fomos a todas as Copas, tivemos sempre uma relação muito forte e somos apaixonados por futebol. O nosso povo vai saber receber muito bem os visitantes. Temos muito o que apresentar em termos de desenvolvimento, de turismo, entre outras coisas. Somos o país do Pelé, do Cafu, do Bebeto, do Neymar e de tantos outros craques. Temos um treinador campeão como o Felipão. Outro também campeão como Parreira. Tenho certeza que essa será a Copa das Copas”, disse a presidente.

Inauguração

Com pontapé simbólico, a presidente inaugurou a Arena das Dunas. A bola foi entregue por dois operários que trabalharam nas obras. Um deles usava uma camisa da seleção brasileira por baixo do macacão e pediu um autógrafo de Dilma Rousseff. Após dar o primeiro chute no campo de jogo, a presidente foi até a lateral do campo para tirar uma fotografia com um grupo de trabalhadores. Este foi o 7º estádio inaugurado dos 12 que sediarão jogos da Copa no país. Maracanã (RJ), Mané Garrincha (DF), Mineirão (MG), Arena Fonte Nova (BA), Arena Pernambuco (PE) e Arena Castelão (CE) já foram entregues.

A cerimônia de inauguração aconteceu no início da noite, em meio a um manifesto realizado no entorno do estádio. Centenas de pessoas protestaram contra os gastos da Copa do Mundo e contra as administrações dos governos federal e estadual. Durante a manifestação, a BR-101 foi interditada, um policial militar levou uma pedrada na cabeça e vans da comitiva da presidente foram pichados e apedrejados.

Além da presidente e da governadora Rosalba Ciarlini, participaram da inauguração o secretário geral da Fifa, Jêrome Valcke, e os ex-jogadores Cafu e Bebeto, campeões do mundo pela seleção brasileira em edições passadas da Copa.

A Arena das Dunas

As obras da Arena das Dunas duraram quase dois anos e meio. O estádio foi construído pelo Governo do Rio Grande do Norte por meio de uma Parceria Pública-Privada com a empresa OAS ao custo de pouco mais de R$ 420 milhões. Ao todo, trabalharam cerca de 4.500 operários, responsáveis pela estrutura que terá 42 mil lugares, 21 acessos de entrada, 38 camarotes, sala de conferência, sala de mídia, 30 banheiros, dois lounges VIP e 29 bares/restaurantes.

Além disso, foram entregues ambulatórios, academias de ginástica praça externa de 22 mil m² com piso intertravado para resistir a grandes concentrações de público durante os shows externos, auditório para 250 pessoas, escritórios/áreas comerciais, 1.700 vagas de estacionamento, campo com medidas de 105 m x 68 m e as 20 pétalas que compõem a cobertura que simula as dunas potiguares.

Clique aqui para ver a publicação original

Van é apedrejada na manifestação

Notícia publicada na Tribuna do Norte:

Carro da comitiva presidencial é atingida por pedras e pichação, ao chegar à Arena das Dunas. (Foto: Emanuel Amaral)

Carro da comitiva presidencial é atingida por pedras e pichação, ao chegar à Arena das Dunas. (Foto: Emanuel Amaral)

A inauguração do estádio Arena das Dunas marcou o início de uma onda de manifestações populares prevista para acontecer este ano em todo o Brasil. O protesto em Natal, organizado por sindicatos e partidos políticos de esquerda, contou com a participação de centenas de pessoas. Entre os manifestantes, jovens adeptos das táticas “black blocs” promoveram atos de vandalismo. Veículos da comitiva presidencial e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram apedrejados. A presidenta Dilma não passou próximo aos manifestantes.

O protesto reuniu representantes de pelo menos 16 sindicatos e partidos políticos. A concentração da manifestação começou às 14h, na calçada do shopping Midway Mall. Por volta das 15h, o grupo saiu em direção ao estádio que será palco de quatro jogos do Mundial em Natal. Os manifestantes entoavam cantos e palavras de ordem contra a administração estadual e os gastos com a Copa do Mundo. “Esse protesto é para mostrar que não estamos satisfeitos com o investimento na Copa. Nós queremos dinheiro para saúde, educação e segurança”, disse Djair Oliveira, presidente do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública (Sinpol/RN).

Nas mãos dos manifestantes, cartazes e bandeiras anunciavam o descontentamento com a administração da governadora Rosalba Ciarlini. O grupo de manifestantes pertencente ao Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde-RN) levou bonecos da governadora e da presidenta Dilma Rousseff. Entre sindicalistas, partidários e alguns políticos, um grupo de jovens vestido de preto chamava atenção.

A passeata seguiu tranquila pela extensão da avenida Salgado Filho e BR-101. Nas esquinas, policiais militares observavam o protesto sem intervir mesmo quando um jovem foi flagrado pichando algumas paredes.

Ao chegar nas proximidades da Arena das Dunas, os manifestantes se depararam com um forte efetivo de policiais da Rocam e Policiamento Ambiental fazendo uma espécie de barreira em torno do novo equipamento esportivo. Muitos convidados chegavam ao estádio para participar da cerimônia de inauguração. Houve tumulto no trânsito. As vias da BR-101 ficaram bloqueadas, o que causou engarrafamento na Salgado Filho.

O grupo de manifestantes se concentrou na entrada do estádio. O protesto seguiu pacífico – com representante de síndicos discursando – a maior parte do tempo. Porém, com a chegada da comitiva da presidenta, os ânimos se exaltaram. Duas vans – com a comitiva da presidenta – e duas ambulâncias do Samu viraram alvos de apedrejamento por parte dos estudantes. Um dos veículos teve o vidro quebrado e a lataria foi pichada. Os manifestantes atiraram várias pedras contra os policias. Ninguém foi preso. Um policial chegou a ser atingido, mas não ficou ferido.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.