Arena da Dunas tem o ritmo mais forte entre as obras dos estádios

19 de julho de 2013

Notícia publicada no Jornal de Hoje:

Último estádio a sair do papel, a Arena das Dunas tem se destacado entre as arenas que ainda estão em construção, com o ritmo mais intenso. Em 12 meses, os trabalhos avançaram 51 pontos percentuais, passando de 27% para 78% de conclusão. A obra foi iniciada no dia 15 de agosto de 2011, há 23 meses, portanto. O avanço mensal da construção é de 3,4 pontos percentuais. No primeiro ano, “apenas” 30% do estádio foi executado.

Hoje, 1,8 mil operários trabalham na obra, em três turnos. Após a conclusão da superestrutura, com a montagem completa das arquibancadas, a construção começa a se concentrar na montagem da cobertura e no plantio do gramado. O cronograma de obra prevê o início dessas etapas para o final deste mês. Segundo a Secopa, 65% do material utilizado na cobertura metálica já foi montado no solo. No futuro campo, a tubulação da drenagaem é instalada.

Foto: Canindé Soares

Foto: Canindé Soares

A parte relativa ao acabamento também está em execução, como o início das instalações elétrica e hidráulica. Há trabalhos também nos camarotes e áreas vips. Os acessos às arquibancadas também já estão sendo construídos, assim como as rampas e as escadas. No início da semana, foi veiculada a informação de atrasos nas obras do estádio Arena das Dunas relacionado a um “suposto” novo balanço do Grupo Executivo da Copa do Mundo Fifa 2014, o qual seria divulgado em agosto próximo, com previsão de entrega dos estádios de Cuiabá, Curitiba, Natal e Manaus para fevereiro de 2014 e não mais dezembro de 2013.

O titular da Secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014 (Secopa), Demétrio Torres, negou o fato. “Começamos por último e hoje estamos na frente de muitos outros. Estou cansado de afirmar isto. Se saiu em órgão de imprensa do Sul, isso não me interessa. Me interessa como estamos trabalhando aqui”, destacou.

As obras da Arena das Dunas devem ser concluídas em dezembro deste ano. Para isso, o ritmo de trabalho precisa ser superior a quatro pontos percentuais por mês. O prazo foi confirmado pelo governo potiguar. Em junho de 2014, o estádio receberá quatro partidas da primeira fase da Copa do Mundo.

Outras obras

A pouco mais de cinco meses do prazo determinado pela Fifa para a conclusão, todas as obras já entraram na fase ligada à construção da cobertura. A Arena Corinthians, 82% concluída, tem os trabalhos mais avançados na montagem da estrutura. O Beira-Rio, que chegou a 74% de execução, vem logo em seguida. Arena da Amazônia, Arena da Baixada e Arena Pantanal deram início à construção há pouco tempo.

Em São Paulo, no palco de abertura do Mundial, a instalação da cobertura entrou na última etapa, com o início do içamento dos módulos metálicos no setor sul. Em Porto Alegre, a construtora responsável pela obra dá andamento à colocação das folhas metálicas no entorno do Beira-Rio. Até aqui, 28 estruturas foram montadas, de um total de 65. Na Arena da Baixada e na Arena Pantanal, 71% e 73% prontas, respectivamente, já há a presença dos andaimes e guindastes na área do gramado. Em Curitiba, a colocação da primeira viga atingiu 60% de conclusão.

Em Cuiabá, a construtora finalizou a montagem dos oito pilares dos pórticos. Quatro vigas treliçadas devem ser instaladas até o final do mês. Em Manaus, 78% do material da cobertura está no canteiro de obras da Arena da Amazônia. Os trabalhos começaram no solo. A estrutura deve ser finalizada até outubro.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.