Comitiva da Fifa realiza vistoria na obras da Arena das Dunas, em Natal

1 de fevereiro de 2013

Noticia publicada no portal Globo Esporte RN:

A obra da Arena das Dunas recebeu na manhã de quinta-feira (31) a visita de uma comitiva técnica do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo 2014, formada por 40 integrantes, que já percorreu as seis cidades-sede que não farão parte da Copa dos Confederações deste ano. Os técnicos verificaram de que forma a logística das ações que serão realizadas durante os quatro dias que tiverem jogos em Natal está sendo planejada.

Foto: copa2014.gov.br

Foto: copa2014.gov.br

Ao todo, 16 áreas de trabalho foram vistoriadas – competições, operações de imprensa, televisão, protocolo, mídia, tecnologia da informação, credenciamento, segurança, marketing, médica, ingressos, transporte, alimentação, voluntários, logística e hospitalidade – tendo um plano de ações definido por membros do comitê técnico.

A comitiva é coordenada por um representante do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo no Brasil e um representante da Fifa. Tiago Paes, que é gerente geral de integração operacional e integrante do COL da Copa do Mundo no Brasil, explicou que o objetivo da visita é verificar o avanço da construção da obra em relação à última vistoria, realizada no mês de março de 2012.

– O nosso grande objetivo é verificar o avanço em relação à nossa última visita, feita em março do ano passado e compararmos até agora. Sobre a visita, estamos aqui em áreas diferentes, que precisam trabalhar de forma integrada. A intenção é verificamos todos os nossos planos que estão aqui para ver se in loco, com os espaços já construídos, com as áreas que estarão disponíveis para a montagem de algumas estruturas auxiliares, poderemos avançar ainda mais, até a nossa próxima volta, que será em setembro – explica Tiago Paes.

O representante do Comitê Organizador Local conta ainda que a preocupação da comitiva técnica é verificar que cada público presente no estádio, seja assistindo aos jogos ou trabalhando durante o evento, possa ter o seu espaço garantido.

– Sempre acompanhamos junto com os projetistas na questão da arquitetura, os fluxos dentro do estádio. Nossa grande preocupação é que todos os clientes, seja o espectador ou convidados, tenham seus espaços garantidos ou seus pontos de alimentação bem colocados. Com relação à mídia, precisamos verificar a estrutura para atendimento à imprensa, com conexão de internet e espaço para que o trabalho seja realizado adequadamente. O objetivo é que peguemos o nosso plano, verifiquemos in loco para saber se está tudo certo ou não e fazer as adaptações necessárias – conta o gerente geral de integração operacional da Copa do Mundo no Brasil.

Chris Unger, chefe do escritório da Copa do Mundo, esteve em Natal (Foto: Jocaff Souza)

Chris Unger, chefe do escritório da Copa do
Mundo, esteve em Natal (Foto: Jocaff Souza)

Já o chefe do escritório da Copa do Mundo da Fifa 2014, Chris Unger, ficou animado com a evolução na construção da Arena das Dunas, que, segundo ele, “está de acordo com o planejado”.

– O projeto está andando muito bem e a construção está no tempo correto, mas, claro, não somos engenheiros nem arquitetos. Isso aqui é apenas um corpo técnico. Nós estamos aqui para representar o grupo de convidados que virá para a Copa do Mundo e esperamos que o planejamento operacional ocorra dentro do esperado. Vamos observar se o trabalho está funcionando e se ele está de acordo com o planejado – declarou o representante da Fifa.

Segundo Unger, essas vistorias nos canteiros dos estádios favorecem o desenvolvimento da obra, já que um grande corpo técnico vai detalhar todo o projeto e diagnosticar pontos que necessitem de uma atenção especial.

– Essa visita de inspeção é muito interessante porque os técnicos podem ver como está o andamento da obra, desde o projeto inicial até agora e o que vai ser feito daqui para frente. Nós já estivemos aqui num primeiro momento e estamos muito satisfeitos com a atual situação da obra – comemorou Unger.

Ainda segundo o representante da Fifa, a expectativa em relação à Arena das Dunas é que a obra siga em ritmo acelerado, já que, de acordo com o cronograma apresentado ao órgão máximo do futebol, o estádio para a Copa do Mundo em Natal ultrapassou a marca dos 50% de conclusão.

– A grande diferença da última visita é que na época em que viemos, a obra estava apenas na terraplanagem. Agora, nós podemos ver toda a estrutura e caminhar por alguns lugares que até então estavam sendo construídos. Nós esperamos que quando voltarmos da próxima vez tudo já esteja concluído – declarou Chris Unger.

Nesta tarde, a comitiva técnica deve finalizar a vistoria na Arena das Dunas e a partir daí, emitir um documento sobre em que nível a construção do estádio potiguar se encontra, como também um relatório com todas as ações realizadas nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.