Notícia publicada no DN Online:
O Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” completa hoje, 22 de novembro, 35 anos. Criado através do Decreto Estadual nº 7.237 de 22/11/1977 como a primeira unidade de conservação do Rio Grande do Norte, o Parque das Dunas possui uma área de 1.172 hectares, sendo considerado o maior parque urbano sobre dunas do Brasil.
Reconhecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira, o Parque exerce grande importância para a qualidade de vida da população natalense, contribuindo tanto na recarga do lençol freático da cidade, quanto na purificação do ar. Seu ecossistema de dunas é rico e diversificado, abrigando uma fauna e flora de grande valor bioecológico, que inclui diversas espécies em processo de extinção.
A cobertura vegetal do Parque das Dunas é representada, em sua maior parte, pela mata de duna litorânea, caracterizada por espécies herbáceas, arbustivas e arbóreas, registrando ainda a ocorrência de praias e sopés de dunas, e formação vegetal tabuleiro litorâneo. Nela predominam espécies peculiares da mata atlântica, além de algumas espécies de caatinga e tabuleiro, com destaque para a amescla-de-cheiro, antúrio selvagem e Pau-brasil, as quais conferem ao ambiente grande diversidade e exuberância. A flora do Parque reúne mais de 270 espécies arbóreas distintas e 78 famílias, representada por mais de 350 espécies nativas.
A fauna nativa do Parque das Dunas é típica do ecossistema costeiro terrestre formado pela mata atlântica. O reduzido número da população animal desta unidade de conservação deve-se, principalmente, à proximidade com a área urbana. De acordo com levantamento preliminar, a fauna do parque está representada por cerca de 180 espécies, dentre mamíferos, répteis, aves, e invertebrados, como borboletas, aranhas e escorpiões.
Bosque dos Namorados
O setor de uso público e porta de entrada para o parque das dunas é o “Bosque dos Namorados”, ocupando uma área aproximada de sete hectares, com mais de mil e trezentas árvores nativas da mata atlântica. É neste espaço que ficam localizadas a sede administrativa do Parque, o centro de visitantes, biblioteca, centro de pesquisas, viveiro, unidade de mostra de vegetação, anfiteatro pau-brasil, folha das artes (atualmente interditada para manutenção), lago artificial, posto de comando ambiental, parque infantil e anel viário para atividades físicas e caminhadas.
No centro de pesquisa, estudantes, professores e visitantes dispõem de laboratórios de zoologia e botânica, auxiliando no desenvolvimento de trabalhos e pesquisas científicas. No viveiro, são cultivadas as mudas de espécies vegetais nativas do Parque das Dunas, utilizadas na recuperação e reflorestamento de áreas de mata atlântica.
Do Bosque dos Namorados partem as trilhas interpretativas, ao longo das quais os visitantes conhecem aspectos e elementos do ecossistema dunar. Ao todo, são 6,5 km de caminhada, distribuídos entre as trilhas Ubaia Doce, Peroba e Perobinha.
O Parque das Dunas é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA, e recebe uma média anual de 150.000 visitantes, mantendo ainda um cadastro com cerca de 10.000 coopistas que utilizam o espaço para a prática de atividades físicas.
Atualmente, o Parque das Dunas configura-se como a principal área de lazer do natalense. Durante o ano inteiro, a unidade oferece diversas atividades educativas, recreativas, físicas e culturais, com apresentações musicais e teatrais, palestras, exposições e oficinas que garantem a diversão e o lazer dos seus visitantes.
O Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” é aberto à visitação de terça a domingo, das 8h às 18h. Às segundas-feiras, a unidade é fechada para serviços de manutenção.
Programação Especial de Aniversário
Para comemorar os 35 anos de criação, o Parque das Dunas preparou uma programação especial para seus visitantes. Além das apresentações já realizadas na última quarta-feira, durante o feriado, quando recebeu o Coral Unimed em Si e o Grupo Sanfônico Musete – Aprendizes do Acordeon, a unidade também se prepara para receber outras atrações neste final de semana.
No sábado (24) pela manhã, das 9h às 12h, a criançada (de 7 a 14 anos) poderá participar do “Projeto Luz Reveladora Photo da Lata”, desenvolvido pelo fotojornalista gaúcho Jorge Aguiar. O projeto resgata a técnica precursora da fotografia moderna, além de facilitar a compreensão dos princípios elementares da ótica, como a refração e a difração da luz. Contribui também para a educação do olhar e estimula a criação de imagens a partir do aproveitamento de materiais reciclados. A lata se transforma na câmara escura para revelar talentos e habilidades individuais.
De forma lúdica, o Projeto Photo da Lata fornece ainda lições de educação ambiental, solidariedade e cooperação, mostrando de forma prática que fotografar é muito mais do que apertar um botão.
Ainda pela manhã, às 10h30, o Grupo Joanitas sobe ao palco do Anfiteatro Pau-brasil para embalar o público infantil com lúdicas músicas do cancioneiro popular brasileiro. O grupo é formado pelas cantoras: Lysia Condé, Maria Fernanda, Luciane Antunes e Maria José.
Das 14h às 17h, será realizada uma nova edição do projeto Photo da Lata, desta vez para adolescentes acima dos 15 anos. Às 16h30 haverá Oficina Livre de Música no Anfiteatro Pau-brasil.
No domingo, 25, a atração matinal ficará por conta do “Projeto Tocando a Vida com D’amore”, gerido pela ONG Atitude e Cooperação. O projeto reúne jovens músicos da comunidade do Bairro Bom Pastor, que farão um concerto com violino, viola, violoncelo e contrabaixo. A apresentação está marcada para as 10h30, no Anfiteatro Pau-brasil.
Encerrando a programação de aniversário do Parque das Dunas, a Banda Sinfônica da Cidade do Natal, gerida pela Funcarte, fará um concerto especial em homenagem ao mês do músico. O repertório será diversificado, contemplando compositores internacionais e brasileiros, dentre os quais: Ennio Morricone, John Williams, Villa Lobos e Luiz Gonzaga, além de trilhas sonoras inesquecíveis.
O concerto terá regência do maestro titular, José Roberto, e contará com a participação especial do maestro e saxofonista português, Eugénio Graça.
A Banda Sinfônica sobe ao palco do Anfiteatro Pau-brasil às 16h30.
A entrada no Parque das Dunas (Bosque dos Namorados) custa R$ 1,00. Crianças até cinco anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.
Clique aqui para ver a publicação original
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.