Aldo Rebelo afirma que estádio de Natal fica pronto a tempo

16 de maio de 2012

ENQUANTO NATAL ACORDAVA  lendo nas páginas do jornal Folha de S. Paulo a informação de que a Fifa havia classificado como crítica a situação das obras do estádio Arena das Dunas, que, segundo a entidade, tinha um “alto risco” de não ficar pronto até a Copa do Mundo Fifa 2014, os operários do futuro estádio natalense para o Mundial tentavam vencer a greve dos ônibus para conseguir chegar no trabalho. Não foi fácil, inclusive só ontem 78 deles não conseguiram bater o ponto, mas no meio das estacas e blocos e concreto ninguém parecia estar preocupado com o que disse ou deixou de dizer a entidade máxima do futebol mundial.

Tirando a greve dos ônibus,  que vem alterando o cotidiano do natalense desde o início da semana, foi um dia normal no canteiro de obras da Arena das Dunas. O consórcio responsável pelo empreendimento contratou empresas de ônibus para transportar os operários de casa para o trabalho, o que amenizou as baixas. Segundo os responsáveis pela construção, as faltas não irão alterar substancialmente o cronograma de obras da arena, que, ao contrário do que disse um relatório interno elaborado por um consultor da Fifa, estão alguns – poucos – pontos percentuais adiantadas em relação ao previsto pelos técnicos.

Pelo menos é o que diz a OAS, a Secretaria da Copa e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Ao contrário dos operários, eles não receberam com indiferença a divulgação do relatório e todos se disseram surpresos com o conteúdo do documento. Aliás, até a própria Fifa emitiu uma nota para desmentir seu próprio relatório interno, dizendo que ele foi produzido com dados referentes ao mês de abril e que “pode ser facilmente mal interpretado se lido fora de contexto e sem conhecimento dos vários parâmetros e critérios de avaliação”.

 

 

 

 

 

 

 

“O próprio COL (Comitê Organizador Local) foi tão surpreendido por esta notícia quanto nós. A reportagem apresenta números defasados para colocar Natal em posição de risco, ignorando o andamento atual das obras, que seguem em ritmo acelerado dentro do cronograma aprovado pela Fifa e segundo o qual a Arena das Dunas será entregue em dezembro de 2013”, disse o titular da Secopa RN, Demétrio Torres.

Em um tom mais duro, o ministro Aldo Rebelo disse, em outras palavras, que o conteúdo elaborado por um consultor da Fifa serviu apenas para mostrar trabalho. “Não é um relatório da direção da Fifa, mas de um consultor. A tradição na área de consultoria é o consultor sempre botar um defeito, um problema, porque senão ele não tem como prosseguir o seu trabalho”, disse o ministro do Esporte.

Rebelo disse ainda que o relatório, o qual considerou desatualizado, não condiz com a opinião da direção da Fifa, que em reunião ocorrida na semana passada, na Suíça, teria avaliado positivamente os preparativos do Brasil visando a Copa dos Confederações no próximo ano e a Copa do Mundo em 2014. “Ao i nal da reunião, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, fez uma declaração à imprensa exatamente no sentido contrário do que diz o relatório”, afirmou o ministro, que ontem realizou uma visita às obras da Fonte Nova, em Salvador. “Como a reunião foi posterior, provavelmente o relatório já estivesse desatualizado. A declaração dele foi no sentido de que não há problemas e que as questões da Copa marcham bem”, acrescentou Aldo Rebelo.

[box type=”note” head=”Os números da Arena”]2834 – É o número de estacas que já foram colocadas na Arena das Dunas; 300 – É a quantidade de blocos que já foram montados no canteiro de obras; eles é que darão suporte aos pilares de sustentação da superestrutura do estádio; 110 – É o número de pilares já existentes na futura arena; eles é que sustentarão as arquibancadas 600 – É o número de operários trabalhando atualmente na construção Arena das Dunas [/box]

DIRETOR DA ARENA DIZ QUE OBRA ESTÁ ADIANTADA

Arthur Couto: meta é estar sempre à frente

No relatório interno da Fifa, reproduzido pela reportagem da Folha de S. Paulo, aponta que a Arena das Dunas, que hoje está com 23,03% de suas obras concluídas, ficaria pronta somente em 31 de março de 2014, três meses após o prazo máximo estipulado pela Fifa – dezembro do próximo ano. A justificativa para apontar o estádio de Natal como o mais crítico, à frente inclusive do Beira Rio, em Porto Alegre-RS, que tem apenas 4% de conclusão em suas obras, é de que a empreitada tem um cronograma apertado, sem margem para problemas e que muitos “itens importantes” tiveram seus contratos celebrados de forma tardia.

Ao contrário do que diz o documento, o consórcio responsável pela construção da arena garante a entrega do empreendimento em dezembro de 2013 – ou até antes disso. “Não quero entrar em polêmicas sobre declarações, relatórios, nem nada disso. O que a gente tem aqui é um grupo de operários buscando a todo momento completar o cronograma”, comentou Arthur Couto, diretor de marketing da Arena das Dunas.

Arthur acompanhou a reportagem do NOVO JORNAL durante uma visita ao canteiro de obras da arena na tarde de ontem. Mesmo com a greve dos rodoviários, o que se viu foi o movimento normal dos trabalhadores, que atualmente estão tocando as etapas de infra e superestrutura, com a colocação de pilares que sustentarão as arquibancadas e demais estrutura da Arena das Dunas.

O diretor de marketing lembrou que, em relação ao cronograma estipulado e aprovado pela Fifa, o empreendimento está um pouco adiantado, fato que, segundo ele, é uma busca constante pelos responsáveis pela obra. “No cronograma que nós elaboramos, a expectativa era estar com 22,87% de conclusão, mas hoje nós já estamos com 23,03%”, comemorou. “Isso é uma coisa que a gente sempre busca: sempre estar à frente do que pede o cronograma”, disse.

Para conseguir bater os prazos uma das saídas do consórcio foi iniciar as atividades no período da noite. Ontem mesmo, cerca de 30 operários estiveram no canteiro de obras da Arena das Dunas trabalhando sob luz artificial. Segundo Arthur Couto, o número de operários para este terceiro turno pode aumentar, de acordo com a necessidade. Entretanto, ainda não é possível saber em que fase da obra isso deve acontecer. “Tudo isso varia muito do cronograma e esse cronograma é reavaliado constantemente.

Agora nós tínhamos uma meta (22,87%), mas já estamos à frente (23,03%), então nós já temos que reprogramar para estabelecer novas expectativas”, explicou Arthur.

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.