Com foco voltado para a abertura de novos mercados consumidores das frutas potiguares, o Sebrae no Rio Grande do Norte, em parceria com o Comitê Executivo de Fruticultura do Estado (Coex) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), lançou ontem, no auditório do Escritório Regional do Oeste, a edição 2012 da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit). Pelos cálculos do Coex, a expectativa é que o evento movimente cerca de R$ 50 milhões este ano. A Feira será realizada no período de 13 a 15 de junho, no Expocenter, instalado no Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em Mossoró (distante a 275 Km de Natal.
Baseado no slogan da feira “Ganhar é o único resultado quando se aposta na fruticultura”, o Sebrae-RN desenvolverá uma vasta programação que inclui oficinas, minicursos, workshops e eventos técnicos, como o Fórum Internacional da Fruticultura e o Seminário de Comércio Justo. A programação contemplará ainda momentos de discussões voltados para a agricultura familiar, com a participação de caravanas de produtores de diversos estados da Região Nordeste.
A feira ainda trará oportunidades por meio da realização da Rodada de Negócios, que aproxima os produtores locais de compradores nacionais e internacionais. A rodada acontecerá em três dias e uma das novidades dessa edição será uma rodada exclusivamente com empresas locais e da região Nordeste. “A ideia é atender também as pequenas empresas do estado e da região que não têm condições de fornecer para os grandes compradores, mas que podem fazer negócios com o mercado local, sem ter que recorrer a grandes estruturas de produção e de logística”, ressalta a coordenadora da rodada, Mayza Pessoa.
No total, a Rodada de Negócios da Expofruit contemplará 30 empresas, entre âncoras, ofertantes e empresas locais/regionais, sendo que, para cada grupo, haverá negociações específicas, uma por dia. “Estamos prospectando compradores, começando por São Paulo. Queremos que participem dez nacionais, dez internacionais e dez locais e regionais”.
Os mercados identificados para prospecção internacional foram Estados Unidos, Canadá, Argentina, Rússia e países árabes. No Brasil, também estão sendo contatados compradores dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Bahia. “Esses mercados foram selecionados e definidos conforme a agenda da fruticultura, elaborada este ano”, diz Mayza Pessoa.
A Expofruit 2012 deverá atrair ainda delegações de empresários e investidores de mais de países da África, e Europa, principal mercado consumidor da fruticultura potiguar.
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.