Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

FIFA passa a administrar Arena das Dunas e Frasqueirão a partir desta quarta-feira (21)

21 de maio de 2014

Notícia publicada no portal No Ar:

A FIFA já começou a receber os estádios que sediarão os jogos da Copa do Mundo. Nesta quarta-feira (21) será a vez da Arena das Dunas, que receberá quatro partidas do Mundial, passar a ser administrada pela entidade assim como o estádio Frasqueirão, escolhido como centro de aclimatação de seleções que irão jogar na capital potiguar.

Segundo o cronograma de entrega estabelecido pela FIFA, as Arenas precisam estar à disposição da entidade 15 dias úteis antes do primeiro jogo a ser disputado em cada uma delas. No total, são 12 arenas construídas ou reformadas para a Copa.

Em Natal, a Arena das Dunas vai receber os seguintes jogos: México x Camarões no dia 13 de junho, às 13h; Gana x EUA no dia 16, às 19h; Japão x Grécia no dia 19, às 19h, e encerra com Itália x Uruguai no dia 24, às 19h.

Administração do estádio será responsabilidade da Fifa a partir desta quarta (Foto: Alberto Leandro)

Administração do estádio será responsabilidade da Fifa a partir desta quarta (Foto: Alberto Leandro)

Neste período em que a FIFA administrar a Arena não haverá qualquer solenidade para entrega ou devolução da praça esportiva, que está programado para o dia 2 de julho.

Durante estes duas com a FIFA, o Arena das Dunas sofrerá algumas mudanças antes do início do Mundial como, por exemplo, os assentos das arquibancadas móveis começam a ser instalados na segunda-feira (26) e a área de trabalho da imprensa na arquibancada será ampliada.

Todas as decisões nos locais estão de responsabilidade da Federação Internacional de Futebol (FIFA). Desde o credenciamento até situações operacionais como compra e venda de produtos e a segurança, que terá o apoio do Governo Federal.

Desta forma, alguns times precisarão disputar jogos com o mando de campo fora dos seus domínios. O ABC permanece atuando no Iberezão, em Santa Cruz, enquanto o América utiliza o Nazarenão, em Goianinha.

A primeira praça esportiva a ser entregue foi a Arena Corinthians, em São Paulo, na terça-feira (20). O local sediará a abertura do Mundial com Brasil e Croácia, no dia 12, às 17h.

Clique aqui para ver a publicação original

Ministro diz que apenas 6 estádios da Copa terão Wi-Fi e Natal está fora

Portal No Ar:

O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia (Sinditelebrasil) alertou nesta terça-feira, em Brasília, que pelo menos dois estádios da Copa do Mundo não poderão oferecer telefonia e banda larga móveis aos torcedores conforme o planejado. Por causa do atraso nas obras de conclusão do Itaquerão e da Arena da Baixada não foi possível realizar testes necessários para os equipamentos de transmissão de 3G e 4G nessas duas sedes da competição.

Para o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, as estruturas de 3G e 4G até ficarão prontas a tempo dos primeiros jogos, mas, sozinhas, não serão suficientes para conseguir atender toda a demanda esperada durante as partidas da competição. O problema é que, segundo ele, só haverá Wi-Fi nos estádios de seis das 12 sedes: Brasília, Rio, Salvador, Porto Alegre, Manaus e Cuiabá.

“Infelizmente, em seis estádios não haverá reforço do sinal por meio do Wi-Fi, o que ajudaria a absorver o uso de dados pelos torcedores. Mas isso não ocorrerá porque os administradores das arenas não quiseram. No dia da abertura do Mundial, todo o básico vai estar funcionando, mas com deficiências. Acho que seria melhor se tivesse Wi-Fi”, avaliou o ministro.

Ainda assim, Paulo Bernardo lamentou a demora das obras de algumas arenas e cutucou os administradores desses estádios. “Parece que os construtores e administradores das arenas só descobriram agora que precisam de estrutura de telecomunicações para atenderem aos torcedores. Isso é básico”, afirmou.

O ministro esclareceu também que o sinal de telefonia e internet dentro dos estádios não é uma obrigação dos organizadores do evento e que o governo não teria como obrigar a instalação dos equipamentos dentro de empreendimentos privados. “O nosso compromisso é com a fibra óptica da Telebras para a transmissão das partidas para todo o planeta. E mesmo com os atrasos de alguns estádios, como o de São Paulo e o de Curitiba, toda essa estrutura obrigatória está sendo concluída”, completou.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.