Linha de cabotagem do Porto de Natal irá funcionar até dezembro

27 de agosto de 2014

Notícia publicada no portal No Ar:

O diretor técnico-comercial da Companhia de Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Hanna Safieh afirmou que irá fechar até o final deste ano a linha de cabotagem com a empresa Login. A rota irá fazer o trajeto Natal -portos do Sudeste – Manaus. “Nós esperamos fechar daqui para o final do ano essa linha de cabotagem com a Login”, declarou Hanna.

O diretor explicou que há dois anos o Porto de Natal fez tentativas para atrair alguma empresa armadora e a Login se interessou em colocar dois navios de cabotagem. Segunda Hanna, um navio vem até Natal e desce para portos diversos na região Sudeste e um outro vem do Sudeste, parando em Natal e seguindo para Manaus. “Os dois nos interessam”, completou.

“Tivemos vários estudos e tentativas de trazer navios de cabotagem. Navio de cabotagem depende de carga. Há uns cinco anos, estávamos quase fechando navio de cabotagem com um grupo, os empresários que tinham prometido carga, mas quando chegou o momento de assinar os contratos, não assinaram, não tem carga”, e acrescentou, “para colocar uma linha de cabotagem, tem que garantir para cada parada uma média de 200 contêineres, que desce ou que sobe”, explicou o diretor da Codern.

Porto de Natal. (Foto: Canindé Soares)

Porto de Natal. (Foto: Canindé Soares)

Ele afirmou que a situação mudou porque as frutas produzidas no Rio Grande do Norte começam a serem transportados por navio entre os estados brasileiros, o que favorece a implantação da linha de cabotagem.

O que pode atrapalhar o andamento das negociações, é o tamanho de um dos navios. Pela ponte Newton Navarro não possuir defensas, o transporte por esse navio passa por limitações.

“Um navio é médio não tem problema, mas o outro é maior, de 207 metros, e não tem ainda as defensas da ponte. A Capitania [dos Portos] têm várias normas, limitando o nosso porto. Só pode entrar de dia, tem que ter dois rebocadores, o custo ficará mais alto, tem uma série de coisa”, detalhou Safieh que se encontrará com o capitão dos portos para que o navio seja autorizado.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.