Mais carboidratos no café da manhã podem melhorar a concentração, diz pesquisa da UFRN

19 de novembro de 2014

Uma maior quantidade de carboidratos consumidos no café da manhã pode aumentar a capacidade de concentração. Foi o que concluiu uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), conduzida pela estudante de Nutrição Helena Cristina Dantas.

O estudo avaliou a influência dos nutrientes de diferentes desjejuns sobre o desempenho de universitários em Testes de Atenção Concentrada (TEACO-FF), exames que calculam a capacidade de uma pessoa em selecionar apenas uma fonte de informação, em um tempo predeterminado, diante de vários estímulos que tentam distraí-la.

Os testes foram aplicados em 55 alunos, sempre às 7h , em diferentes estados de alimentação. Refeições de variadas cargas glicêmicas – quantidades de carboidratos –, compostas por alimentos que faziam parte dos hábitos dos voluntários, eram previamente pesadas e acondicionadas de forma individual.

Resultados apontaram que, quanto maior a quantidade de carboidratos no café da manhã, melhor o desempenho obtido pelos estudantes. (Foto: Wallacy Medeiros)

Resultados apontaram que, quanto maior a quantidade de carboidratos no café da manhã, melhor o desempenho obtido pelos estudantes. (Foto: Wallacy Medeiros)

Os resultados apontaram que, quanto maior a quantidade de carboidratos no café da manhã, melhor o desempenho obtido pelos estudantes. “A informação fornecida pelo trabalho, a meu ver, é bastante aplicável à nossa rotina”, observa Helena Cristina Dantas. “Em situações especiais, como antes de provas de concursos, o indivíduo pode consumir um desjejum de alta carga glicêmica, objetivando uma melhora nos processos de atenção concentrada durante a prova”, exemplifica.

As investigações foram desenvolvidas durante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da estudante de Nutrição, no final de 2013, sob orientação da professora Ana Cecília Queiroz de Medeiros, da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), unidade da UFRN em Santa Cruz.

A jovem pesquisadora pretende dar sequência ao estudo. Entre os objetivos, encontram-se  caracterizar a população analisada de acordo com idade, gênero e características socioeconômicas, além de avaliar o estado nutricional dos universitários pelo índice de massa corpórea, as circunferências da cintura e do pescoço e o índice de conicidade. “Ainda há a necessidade de mais pesquisas nesta linha, que ainda é pouco estudada, principalmente no Brasil”, afirma Helena.

Reconhecimento

O trabalho foi um dos destaques da 4ª edição do Prêmio Henri Nestlé, em agosto deste ano, que condecora produções científicas brasileiras nas áreas de Ciência & Tecnologia de Alimentos, de Nutrição em Saúde Pública e de Nutrição Clínica, na qual Helena Cristina Dantas conquistou o 3º lugar.

Para a estudante da UFRN, ser contemplada é uma forma de recompensa. “Estar classificada como um dos três melhores em nível nacional, na minha categoria e área, por uma instituição de prestígio, me deixa extremamente feliz pelo reconhecimento da qualidade do trabalho realizado por nós: eu, minha orientadora e minha universidade”.

Trabalho foi um dos destaques da 4ª edição do Prêmio Henri Nestlé. (Foto: Helena Dantas)

Trabalho foi um dos destaques da 4ª edição do Prêmio Henri Nestlé. (Foto: Helena Dantas)

O Prêmio Henri Nestlé conta com o apoio de mais de 170 instituições de ensino, e acontece anualmente com o objetivo de fomentar a produção de conhecimento nos campos de Alimentos, de Nutrição, de Saúde e de Bem-Estar. A iniciativa premia profissionais e estudantes de graduação e de pós-graduação de diferentes regiões do país.

A avaliação dos trabalhos participantes é realizada por comissão científica, formada por profissionais reconhecidos nas áreas de Nutrição e de Saúde. Além de certificados e troféus, os vencedores recebem prêmios em dinheiro e notebooks. A premiação principal contemplou o ganhador com uma viagem para conhecer o Centro de Pesquisas da Nestlé, em Lausanne, na Suíça.

com informações da Agecom UFRN

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.