Natal é a capital nordestina com maior número de pessoas acima do peso

21 de março de 2013

Notícia publicada no portal NE10 Rio Grande do Norte:

Natal aparece em primeiro lugar no ranking das capitais do Nordeste com o maior número de pessoas acima do peso ideal. A cidade ocupa ainda a terceira colocação entre as capitais brasileiras. A informação é do Ministério da Saúde e foi apresentada nessa terça-feira (19), pelo ministro Alexandre Padilha, por meio de pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB).

Foto: lucianakotaka.com.br

Foto: lucianakotaka.com.br

Os dados do Ministério apontam que a capital potiguar possui 18,5% de pessoas consideradas obesas, são mais de 300 mil natalenses em idade adulta com problemas de sobrepeso, o que representa mais da metade da população acima de 18 anos. Natal só perde para a cidade Macapá com 21,4% e Porto Alegre com 19,6%. Fechando o ranking das cinco capitais brasileiras que lideram no quesito sobrepeso, também estão Fortaleza com 18,4%, e Campo Grande com 18,1%.

A obesidade é um fator de risco para a saúde e tem forte relação com altos níveis de gordura e açúcar no sangue, excesso de colesterol e casos de pré-diabetes. Especialistas afirmam que os principais fatores que levam à obesidade são a má alimentação e a falta de atividade física.

O estudo apresentado revela também que cerca de 15% da população brasileira sofre de obesidade, e que o tratamento da doença gera um custo de R$ 488 milhões por ano ao Governo. As principais complicações são câncer de mama, diabetes e isquemia e insuficiência cardíaca.

De acordo com a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada em 2011, a proporção de pessoas acima do peso no Brasil avançou de 42,7%, em 2006, para 48,5%, em 2011. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%.

Clique aqui para ver publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.