Porto de Natal terá balsa flutuante para receber passageiros de grandes navios

2 de julho de 2014

Saiu no portal No Ar:

O Porto de Natal deverá contar com uma balsa flutuante, para possibilitar o desembarque de turistas que chegarem à cidade em grandes navios. Com a intenção de viabilizar esse equipamento, a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) realiza concorrência pública para a construção e o fornecimento do equipamento, que contará com um sistema de rampas.

A publicação do anúncio de licitação ocorreu na edição desta segunda-feira (30) do Diário Oficial da União. As propostas podem ser enviadas até o dia 30 de julho e a expectativa é de que o resultado da licitação saia em 2 meses. Posteriormente, será necessário um período mínimo de 4 meses para que a balsa possa ser confeccionada.

O diretor técnico-comercial da Codern, Hanna Safieh, explicou que os navios de cruzeiro que chegam a Natal são, em sua maioria, de pequeno a médio porte e chegam até o porto. A balsa em questão irá permitir a chegada também de turistas em grandes navios, que poderão desembarcar no porto com conforto e, principalmente, segurança.

Foto: www.copa2014.gov.br

Foto: www.copa2014.gov.br

A intenção é possibilitar que as embarcações de grande porte fiquem atracadas a uma distância de até 2,5 quilômetros da costa e os passageiros cheguem ao porto em lanchas dos próprios navios, com o deslocamento durando entre 10 e 20 minutos. Como essas lanchas são mais baixas do que o cais, que é preparado para receber navios, haverá a plataforma flutuante. “Queremos fazer uma balsa chata, bem estabilizada, com rampa suave em forma de U, para que os passageiros tenham uma chegada segura. É importante que ela se adapte à altura da maré”, detalhou Safieh.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.