Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Taxistas aprovam projeto que obriga ponto em eventos, mas esperam definição

16 de julho de 2014

Notícia publicada no portal No Ar:

Os natalenses e turistas que participarem de algum evento em Natal terão mais facilidade para pegar um táxi. O Diário Oficial do Município publicou nesta terça-feira (14) uma lei que obriga um espaço reservado para serviço de táxi em eventos particulares ou públicos, o Táxi Evento. Para ser a lei ser regulamentada, o poder Executivo tem o prazo de 60 dias.

O presidente da Cooperativa dos Proprietários de Táxi (Cooptax), Genário Torres afirmou que o projeto é uma ideia dele após uma visita ao Recife e em Natal funcionou por pouco tempo, na gestão de Micarla de Sousa.

“Fui ao Recife e conheci o projeto e achei interessante. Apresentei à Semob, em 2010, mas o secretário na época, Kelps Lima, falou que não tinha orçamento para isso. Então pedi autorização para fazer quatro cavaletes, que era necessário, e doei a Semob para que fosse implantado a ideia. Pouca vezes deu certo”, detalhou Genário.

O presidente da Cooptax comentou que o problema dos táxis trabalharem em dias de eventos é que não há um local disponibilizado para os taxistas estacionarem, o que causa congestionamento, filas duplas e multas.

“O projeto é muito simples para ser colocado em prática, é só delimitar o espaço dos táxis, sinaliza-los. O taxista ó quer um lugar adequado para pegar o passageiro. Somos favoráveis a essa lei, porque tem a Lei Seca também. Vai ser bom tanto para o taxista  como para a sociedade”, declarou Torres.

Em eventos públicos e privados deverá ter pontos de táxis  (Foto: Wellington Rocha)

Em eventos públicos e privados deverá ter pontos de táxis (Foto: Wellington Rocha)

Na publicação do DOM, “os espaços reservados para os táxis devem estar localizados no perímetro máximo de até 100 metros dos acessos dos eventos, bem como ser amplamente visualizados pelos seus frequentadores e devidamente guarnecidos com sinalizações verticais móveis, que assegurem os taxistas o estacionamento dos veículos”.

O secretário adjunto de Transporte da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Clodoaldo Cabral, disse que o projeto ainda não chegou à Semob para ser discutida de como será aplicada. No documento, “a delimitação do espaço, o número de vagas de táxis permitidos nos locais reservados onde ocorrerão os eventos, bem como a sua rotatividade, será fiscalizado pelo órgão municipal competente”.

“A lei falta ser regulamentada e ainda não chegou à Semob. Vamos chamar os sindicatos, a cooperativa para discutir como será feito. O espaço para estacionar, criar pontos, sinalizar, todos os detalhes para otimizar a implantação”, garantiu Clodoaldo Cabral que acrescentou, “a lei vai somar para o bom atendimento ao usuário”.

Clique aqui para ver a publicação original 

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.