Turistas que vieram a Natal durante a Copa do Mundo saíram satisfeitos

14 de julho de 2014

Notícia publicada no portal Nominuto.com:

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio Grande do Norte (ABIH-RN) divulgou pesquisa da Consult que apontou que turistas que vieram a Natal durante a Copa do Mundo saíram satisfeitos.

Em entrevista ao jornalista Diógenes Dantas, o presidente da ABIH – Habib Chalita – ressalta que a maioria dos turistas que veio a Natal indicaria o destino para familiares e amigos. Essa é uma das constatações da pesquisa divulgada pela ABIH. Foram entrevistados mil turistas entre os dias 13 e 25 de junho, período em que aconteceram jogos da Copa na capital.

Do total, 87,74% afirmaram que indica a capital do RN como destino para viagem de amigos e familiares. Além disso, para 88,28% dos entrevistados, Natal deixa uma imagem “positiva” após deixarem a cidade.

Em outro questionamento foi abordado se Natal é a cidade que o turista esperava que fosse. 76,47% daqueles que foram ouvidos na pesquisa disseram que “sim”.

Foto: vivernatal.wordpress.com

Foto: vivernatal.wordpress.com

Ainda dentro das entrevistas, foram perguntados sobre o número de jogos que pretendiam assistir, tempo de permanência em Natal, tipo e número de acompanhantes, classificação que dá a Natal e ao hotel que está hospedado, se visitou pontos turísticos na cidade, imagem que vai levar de Natal (positiva ou negativa), interesse em volta a cidade, se indicaria o destino Natal, para familiares e amigos, estimativa de gastos na permanência em Natal e a opinião do que pode ser melhorado para o Turista que vem a Natal.

Diógenes Dantas: O índice de satisfação foi muito grande…

Habib Chalita: Foi. O índice de satisfação foi muito grande na cidade. Fora isso tivemos números que foram cruzados como Estados Unidos, México , Uruguai e isso é fundamental para que possamos ter um futuro turístico no RN, já que estamos passando por esta crise que só vem nos trazendo números negativos.

DD: É bom esclarecer uma coisa para nosso ouvinte. Nós tivemos a Copa e o turismo se volta para este público que comprou ingresso e passou esses dias. Mas tem o recall da Copa, que fazem a projeção de 10 anos de efeitos positivos…

HC: Isso. Vale salientar também que o público que frequenta a Copa é um público que tem poder aquisitivo maior e uma renda mais elevada e uma das consequências é o boca a boca que o turista de fora do Brasil vai fazer. A pesquisa mostra que ele, além de aprovar, indicaria Natal como um possível local de passeio para familiares e amigos.

DD: Esse é um fenômeno que ocorreu em diversos locais durante a Copa…

HC: Vou trazer alguns números interessantes. Uma das perguntas que foi feita foi: Qual a classificação que o senhor dá a Cidade de Natal? Foram mil entrevistados; 369 responderam que é a cidade é excelente e 501 que a cidade é boa. Juntando esses números significa que 86% dos entrevistados analisaram que a cidade é positiva e deixou essa saudade no coração do turista.Também analisamos pontos negativos. O turista tocou em dois pontos interessantes, a situação do transporte coletivo e a segunda língua, que é o inglês.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

DD: O que temos mais na pesquisa?

HC: Classificação que o senhor dá ao hotel hospedado em Natal?82.95% aprovou a hotelaria o que comprava que a hotelaria é ímpar e não deixa dever a nenhum destino do mundo.Esse é o raio-x do turista que veio para Copa.

DD: Você falou no grau de satisfação do visitante, mas também foi perguntando sobre o grau de expectativa que ele tinha antes de chegar aqui…

HC: Isso. Ao deixar a cidade qual a imagem que o senhor vai ter da cidade? Positiva ou negativa.Positiva: 88.24% e negativa 9.97%. Nosso patrimônio maior é a receptividade do povo potiguar.A estadia do Turista em Natal ficou entre 4 e 7 dias. E durante esta estadia mínima de 4 dias, o turista deixou  R$ 5.548,35 tirando hospedagem e passagem. Esse valor foi de movimentação na Cidade.

DD: Qual o número de turistas que recebemos?

HC: 170 mil turistas de 12 a 25 de junho, que foram os 12 dias que envolveu a Copa do Mundo em Natal. Os Americanos foi nossa grande surpresa. Fizemos entrevistas com mil turistas e 25,22% são americanos, ou seja, eles vieram em peso.  Um turista que é fiel e gosta de gastar.

DD: Os turistas reclamaram dos preços praticados?

HC: Não. Tenho notícias de restaurantes aonde os turistas chegaram e quando olhavam o valor e fartura dos pratos pediam a página inteira de todos os pratos.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.